A Secretaria do Estado de Saúde há mais de dois meses tem apresentado levantamentos diários sobre a progressão de casos do novo coronavírus em Santa Catarina. Nos últimos dias aumentaram de maneira mais acelerada os números de pessoas infectadas com a Covid-19, somente nesta terça-feira (12), foram 214 novos casos e mais quatro óbitos e nesta quarta (13), foram 95 novos casos de infecção.

Vale ressaltar que este período de flexibilização de algumas atividades caiu a taxa de isolamento social no Estado. Os dados foram coletados durante o mês de abril junto à Secretaria Estadual da Saúde e do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP). O isolamento social no Estado é de 39%, número considerado ruim pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta.

No mês passado o Governo do Estado flexibilizou normas de restrição ao comércio e permitiu a reabertura de shoppings. No dia 22 abril, Blumenau, a terceira maior cidade do Estado e a 91 quilômetros da capital Florianópolis, os clientes foram recebidos com música ao vivo na reabertura do Neumarkt Shopping.

Quase todos os Estados tiveram aumento no fluxo de pessoas em locais de circulação pública no mês passado. A exceção foi o Estado do Amazonas. De acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) o isolamento ou distanciamento social é a única maneira eficaz para que os casos não se alastrem de forma descontrolada.

A OMS declarou no dia 11 de março, que o surto de coronavírus é uma pandemia global. Tedros Ghebreyesus, o diretor-geral da organização, afirmou em entrevista coletiva que o alto número de casos fora da China torna necessário mudar a definição de pandemia. No Brasil, a situação evolui a cada dia, assim como as recomendações oficiais à população.