Rafael Andrade

Florianópolis

Os números crescem a cada dia e a preocupação aumenta em Santa Catarina. No início da noite desta terça-feira (24), o governador Carlos Moisés divulgou o último boletim sobre os casos de coronavírus no Estado. São 109 pessoas infectadas e 333 casos suspeitos. Moisés começou a coletiva falando que os catarinenses já enfrentaram muitas barreiras. “Temos seca, chuva demais, enchente, deslizamento de terra todos os anos. Já tivemos até furacão, mas somos um povo muito preparado, que tem muita resiliência, e este será mais um desastre que iremos enfrentar e vencer. Estamos todos muito unidos”, garante.

O chefe do Executivo também falou sobre os estágios de enfrentamento, o primeiro deles começa no município. “Por isso, quero agradecer aos 295 prefeitos”. Se há sintomas, o paciente deve procurar os Centros de triagem e atendimento na unidade básica de saúde do seu bairro. Todos estão prontos e qualificados. O governador enalteceu os cursos online para aprimorar os profissionais da saúde e as redes credenciadas. “São 801 leitos de UTI, mas pretendemos, em um espaço de 30 dias, criarmos mais 713 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, e a partir desta instalação, vamos monitorando todos os casos mais graves”, pretende.

Laguna e Tijucas entraram na lista nesta terça. “Pulamos de 86 para 109, um acréscimo de 26,7% de um dia para o outro, o que é alarmante”, alerta Moisés. Ele completa dizendo que o importante é que houve redução do número de suspeitos. “Logo, nossa capacidade produtiva será retomada, mas com todos os devidos cuidados muito bem praticados no dia a dia”.

Ele finalizou a coletiva reforçando ao cidadão que continue em casa para salvaguardar a saúde dos catarinenses. “Os cuidados para a não proliferação da Covid-19 são essenciais neste momento”, conclui.

Cidades com casos positivos em SC

Tubarão – 9

Braço do Norte – 9

Imbituba – 4

Jaguaruna – 2

Gravatal – 2

Laguna – 1

Criciúma – 9

Balneário Camboriú – 9

Blumenau – 7

Chapecó – 3

Jaraguá do Sul – 2

Florianópolis – 20

Gaspar – 1

Içara – 1

Itajaí – 10

Lages – 1

Navegantes – 3 

Joinville – 5

São José – 6

Tijucas – 1

Pomerode – 1 

Porto Belo – 2