Santa Catarina é o segundo Estado do país que mais faz cirurgias eletivas por ano

Ao todo, foram realizadas 98.684 cirurgias eletivas no ano passado, ou seja, 17,1% do total de 578 mil feitas no país - Foto: Maurício Vieira | Governo de Santa Catarina

Santa Catarina é o Estado que mais realizou cirurgias eletivas hospitalares em 2021, levando em consideração a população residente. Os dados são do Ministério da Saúde. Foram 41.603 cirurgias hospitalares e 57.081 cirurgias ambulatoriais feitas em 365 dias. Ao todo, foram realizadas 98.684 cirurgias eletivas no ano passado, ou seja, 17,1% do total de 578 mil feitas no país.

Os números também são positivos em cirurgias por habitante. Santa Catarina só perde para o Amapá, que tem uma população de 857 mil habitantes e realizou 43 mil cirurgias eletivas, enquanto Santa Catarina possui 7.351.785 de habitantes e fez mais de 98 mil procedimentos. Entre os estados do Sul, o Rio Grande do Sul fez 21.896 cirurgias eletivas no ano passado, enquanto o Paraná produziu 20.045 procedimentos. Portanto, em um comparativo, Santa Catarina realizou 350% a mais de eletivas do que seus vizinhos.

“Enfrentamos momentos muito difíceis na pandemia, mas nosso desafio tem sido a atual conjuntura acerca do que encontraremos agora e neste âmbito estão as cirurgias eletivas, que deixaram de ser feitas por conta da Covid-19. Para isso, criamos uma força-tarefa para fazer o máximo de procedimento em um curto espaço de tempo para reduzirmos consideravelmente as filas de espera”, destaca o secretário de estado da saúde, André Motta Ribeiro.

Política Hospitalar Catarinense
Um dos acréscimos mais importantes para o aumento das cirurgias e diminuição das filas tem sido a Política Hospitalar Catarinense. A nova PHC permitirá um investimento de aproximadamente R$ 618,2 milhões em hospitais de Santa Catarina a partir deste ano.

Os recursos são utilizados para custeio, manutenção e investimento (desde que previamente aprovado). Em 2021, o valor investido pela PHC foi de R$ 268,3 milhões. Para este ano, o Governo do Estado projeta um volume ainda maior de cirurgia eletivas, com 15 mil procedimentos realizados por mês já a partir de março.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul