Santa Catarina começa a implantação do novo Ensino Médio

A partir do próximo mês, quando a Rede Estadual de Ensino inicia o ano letivo 2022, os alunos da 1ª série do Ensino Médio das 711 escolas do Estado iniciarão os estudos já no novo modelo de ensino, que inclui carga horária ampliada e currículo mais flexível.

O novo modelo catarinense começou a ser desenhado em 2018 e implantado em 120 escolas-piloto a partir de 2020. Além da ampliação da carga horária mínima anual de 800 horas para 1.000 horas, o novo Ensino Médio altera o modelo de estudo por disciplinas para áreas do conhecimento, ou seja, os conteúdos passarão a ser abordados de forma integrada e mais articulada.

A flexibilização também inclui o trabalho com o Projeto de Vida, uma segunda Língua Estrangeira (além do inglês), os Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento. A ideia é que a escola se torne atrativa aos estudantes e que eles sejam preparados para o mundo real a partir de escolhas próprias que estejam alinhadas com os seus interesses.

“Os estudantes serão os protagonistas e, a partir de seus interesses, irão adquirir o conhecimento e desenvolver as habilidades que precisam para estarem mais aptos a lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais”, destaca a diretora de ensino da Secretaria de Estado de Educação (SED), Maria Tereza Paulo Hermes Cobra.

 

Como será a distribuição das aulas
Antes da implantação do Novo Ensino Médio, a matriz do currículo era composta por 25 aulas semanais, distribuídas em cinco aulas por dia.

Com a ampliação da carga horária, o estudante poderá ter seis ou até sete aulas em um período ou ainda ter um ou mais dias com período integral (matutino e vespertino).

Essa definição varia conforme a matriz escolhida pela escola para atender a carga horária de 1.000 horas anuais. Foram ofertadas quatro matrizes curriculares para seleção das escolas:

  • Matriz A integral (31 horas/aula – 5 aulas diárias + 1 dia em período integral)
  • Matriz A estendida (31 horas/aula – 4 dias com 6 aulas cada + 1 dia com 7 aulas)
  • Matriz B (35 horas/aula – 3 dias com 5 aulas cada + 2 dias em período integral)
  • Matriz C (44 horas/aula – 3 dias de 10 aulas cada + 2 dias de 7 aulas ou 4 dias de 10 aulas + 1 dia de 4 aulas)

 

Componentes do currículo flexível
Projeto de Vida
O componente curricular Projeto de Vida permite que os estudantes tenham um período na escola toda semana para falar sobre o futuro. O objetivo é compartilhar vivências e experiências que refletem interesses dos estudantes, desenvolvendo o protagonismo e a responsabilidade sobre suas escolhas futuras. A ideia primordial é a participação dos jovens na construção de um percurso formativo que considere os seus próprios projetos de vida.

Segunda língua estrangeira
Em Santa Catarina, além da língua inglesa, que se torna obrigatória na formação geral básica do Ensino Médio, a parte flexível do currículo terá uma segunda língua estrangeira: espanhola, alemã ou italiana. A novidade será oferecida com carga horária de duas horas semanais.

Componentes curriculares eletivos
Os componentes curriculares eletivos buscam tornar a escola um espaço para discussão e vivências sobre os temas atuais e que interessam aos estudantes. Estão divididos entre investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo.

Os estudantes podem escolher os componentes eletivos ofertados pela escola que estiverem mais relacionados ao seu projeto de vida. Ao todo, Santa Catarina terá 25 componentes curriculares eletivos e caberá aos alunos escolher o que querem estudar.

Trilhas de aprofundamento
As trilhas de aprofundamento são ofertadas a partir da 2ª série do Ensino Médio. De acordo com a matriz curricular, a trilha apresenta 10 ou 15 aulas semanais. O estudante cursa em cada ano duas trilhas de sua escolha, entre as ofertadas pela escola.

Ao todo, são 25 possibilidades, sendo que 14 estão em uma área do conhecimento específica e 11 são integradas entre duas ou mais áreas. Ainda há possibilidade de trilhas ligadas aos 13 eixos tecnológicos do catálogo nacional de cursos técnicos.

Desta forma, os estudantes ampliarão e aprofundarão seus conhecimentos conforme o seu interesse e aquilo que querem para o seu futuro profissional e pessoal.

 

 

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