A maior preocupação do município é em relação á circulação dos pacientes nos serviços de Saúde, atendimento imediato dos que apresentarem sintomas, identificação rápida de pacientes suspeitos, coleta de material para exames confirmatórios e orientações sobre isolamento doméstico quando indicado.

Em relação ao Aeroporto Humberto Bortoluzi por onde passam muitas pessoas que viajam e acabam passando pela cidade, foi realizado orientações, á funcionarias que procuraram a Vigilância, sobre medidas preventivas que devem ser adotadas principalmente no check’n de passageiros, manipulação das bagagens e fluxo na saída dos mesmos.

Seguimos as orientações relacionadas ao plano de contingencia do Ministério da Saúde e Estado de SC, para sistematizar nossas ações. A Secretaria de Saúde de Sangão através da vigilância em Saúde, reuniu representantes de cada equipe de saúde para nortear condutas. Á partir daí equipe está adequando os serviços conforme a realidade de cada Unidade.

As unidades de saúde já têm orientação para ficarem alertas aos pacientes com os sintomas. Todo profissional que receber paciente sintomático respiratório , ofertará máscara de proteção e todas as pessoas ao entrarem nos serviços de Saúde do Município farão higienização das mãos com álcool gel e serão supervisionados quanto a etiqueta da tosse.

Recomenda-se também aos pacientes sintomáticos se manifestarem a esses profissionais, solicitando máscaras. A Vigilância Epidemiológica está preparada com material e profissionais para atendimento dos casos suspeitos, atualiza as equipes com informações técnicas e dados de fonte do Ministério da Saúde.