A gestão de saneamento é crucial para o enfrentamento das mudanças climáticas, um dos principais riscos à natureza e, consequentemente, à qualidade de vida da população em todo o mundo. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a Tubarão Saneamento reforça seu comprometimento com a conservação ambiental e destaca as atitudes que vêm assumindo para a universalização do saneamento, onde atua.

Segundo a UN-Water, cerca de 90% dos problemas climáticos estão relacionados à água. São enchentes, secas e a deterioração da qualidade do recurso hídrico, tornando 40% da população mundial altamente vulnerável. Na outra ponta desse ciclo, a falta do tratamento de esgoto contribui à produção de gases do efeito estufa, poluição de rios e proliferação de  doenças como cólera, disenteria e poliomielite. De acordo com a Unicef, dois bilhões de pessoas no mundo usam água contaminada. No Brasil, cerca de 45% da população ainda não contam com coleta de esgoto, segundo o SNIS/2020.

Diante deste cenário, investir em saneamento se torna alavanca essencial para reverter a situação e proteger o meio ambiente. Convicta desse caminho, com obras iniciadas em 2018, a concessionária já supera 112 km de rede coletora de esgoto, beneficiando mais de um quarto dos tubaronenses com o serviço. A empresa trata, anualmente, cerca de 10 milhões de m³ de água e 1,2 milhões de m³ de esgoto.

Na rotina operacional, são incentivadas práticas sustentáveis, como o plantio de hortaliças para consumo dos colaboradores, a separação dos resíduos e a destinação adequada, consumo consciente dos recursos naturais, a prioridade do uso de produtos biodegradáveis, entre outras iniciativas.

“Como uma empresa de saneamento, promover qualidade de vida e preservar o meio ambiente está no cerne do nosso negócio. A Tubarão Saneamento entende a sustentabilidade como estratégia de crescimento, mas é mais do que isso, queremos gerar valor à sociedade. Temos consciência da responsabilidade que é garantir o abastecimento da população, com água de qualidade, coleta e tratamento de esgoto, em um cenário de agravamento climático, e estamos engajados em transformar positivamente essa realidade”, afirma André da Silva, diretor da concessionária.

A empresa também faz questão de estar próxima das comunidades aonde atua. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizará nesta segunda-feira (6), atividades alusivas por meio do programa Tubarão Saneamento e Você: um mutirão de limpeza em um trecho da margem do Rio da Madre, além da revitalização do local com colocação de grama e plantio de mudas, nas proximidades do cruzamento entre as ruas João Adolfo Corrêa e Canadá. A ação, programada para iniciar às 9 horas, é aberta ao público e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FUNAT), bem como da Agência Reguladora de Saneamento e do Instituto do Meio Ambiente.

Também será formalizada a entrega de grama à FUNAT, que fará o plantio no Bosque da Memória. Em outra oportunidade, a concessionária fez a doação de mais de 450 mudas de árvores nativas, que foram plantadas nesse espaço, em homenagem aos tubaronenses vítimas de Covid-19.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Tubarão Saneamento