‘Saio com a alma leve’, diz Temer em pronunciamento de Natal

Em um pronunciamento curto, feito nesta segunda-feira (24/12), o presidente Michel Temer se utilizou da festividade do Natal para defender o ‘legado’ do governo e afirmou que deixa o cargo com “a alma leve” e o sentimento de “dever cumprido”. Ele também buscou pregar a unidade da nação e afirmou que o dia busca “renovar” a esperança de “dias melhores”.

No discurso, Temer saiu em defesa do próprio governo que sofre com baixa popularidade. Mesmo afirmando, no começo do vídeo, que não utilizaria o tempo de TV e rádio para “falar o que foi feito” no governo, o presidente defendeu a gestão pouco depois. “Não poupei esforços e nem energia e sei que entreguei o brasil bem melhor do que entreguei, com reformas e medidas importantes”, declarou.

No entanto, Temer enfatizou que “cada obstáculo” foi vencido e que “caberá ao tempo” o reconhecimento das medidas tomadas. “Ficam as reformas e os avanços, que já colocaram o nosso país em um novo tempo”, disse.

Ele também agradeceu a Deus, por ter “permitido” presidir o país e ter “dado força” para governar e “dar a volta por cima”. As homenagens seguiram para a família, equipe e à população. “Aqueles que me apoiaram e aos que não me apoiaram. Porque democracia é isso. É poder pensar e provar que é possível fazer mais pelo Brasil e pela vida de todos, independentemente das dificuldades”, pontuou.

  

Confira a íntegra do pronunciamento:

“Boa noite a todos!

Dentro de mais alguns dias, encerro o meu mandato como presidente do Brasil. Mas hoje não estou aqui para falar do que foi feito no meu Governo e de como foi feito. Isto cabe ao tempo demonstrar. Também não estou aqui para falar do que vivi e como vivi. E, sim, do que desejo para a vida de todos nós. Que é o de termos um Brasil cada vez mais próspero e cada vez mais fraterno, cada vez mais igual. E nesta noite tão especial, em que ao lado da família e dos amigos, renovamos a fé e a esperança em dias melhores, dias que, com certeza, virão, eu quero, acima de tudo, agradecer.

Agradecer a Deus, por ter me dado oportunidade, a honra de servir ao meu país. Agradecer por ele ter me dado serenidade para cumprir a missão que me foi designada. Agradecer por ele ter me permitido fazer valer a Ordem e Progresso estampado na nossa bandeira e que se tornou a marca da nossa gestão. Agradecer a minha família, por ter me ajudado a vencer os desafios que se apresentaram pelo caminho. Agradecer aos meus ministros, a toda a minha equipe, homens e mulheres de valor, que estiveram em todos os momentos ao meu lado e sempre me ajudaram a dar a volta por cima. 

E, é claro, agradecer a todos os brasileiros. Indistintamente. Aos que me apoiaram e também aos que não me apoiaram. Porque democracia é isso. É poder pensar e provar que é possível fazer mais pelo Brasil e pela vida de todos, independentemente das dificuldades, das barreiras impostas. Aliás, foi o que me deu ainda mais força para seguir em frente. Valeu cada obstáculo vencido, cada momento vivido, cada conquista feita. E tenham certeza, gostaria de ter dado um Brasil ainda melhor a todos vocês. Mas, também podem estar certos de que não poupei esforços, nem energia e sei que entrego um Brasil muito melhor do que aquele que recebi. Ficam as reformas e os avanços, que já colocaram o nosso país em um novo tempo. 

Saio com a alma leve e a consciência do dever cumprido. De coração, de coração mesmo, o meu muito obrigado a todos vocês e uma feliz noite de Natal. Fiquem com Deus, fiquem em paz.” a