#Pracegover Na foto, pessoa caminhando sob chuva forte segurando um guarda-chuva
Foto: Banco de imagens Notisul

No sábado (19), áreas de instabilidade combinadas com a formação de uma área de baixa pressão próxima a costa de Santa Catarina, favorecem a ocorrência de chuvas em todo o estado a partir da madrugada.

No litoral a previsão é de chuva volumosa ao longo do dia, com acumulados que podem passar de 70 mm. Assim, o risco para ocorrências relacionadas a chuva volumosa, como alagamentos e deslizamentos, é de moderado a alto no litoral e áreas próximas.

Por conta do tempo encoberto e chuvoso, a amplitude térmica é baixa no estado, com mínimas entre 7°C a 11°C nos planaltos e Meio Oeste e entre 12°C e 15°C nas demais áreas. A tarde, as máximas não passam dos 18°C no litoral e variam de 12°C a 16°C nas demais regiões.

Os ventos sopram do quadrante leste, com intensidade fraca a moderada e rajadas, na faixa litorânea, entre 50 e 70 km/h, com risco moderado para ocorrências associadas a ventos fortes nessas áreas.

PREVISÃO PARA DOMINGO (20/06)
No domingo (20), o sistema de baixa pressão se afasta para o oceano, não mais provocando rajadas fortes de vento mas ainda provocando chuva na faixa litorânea entre a madrugada e manhã. Nas demais regiões, o tempo permanece com predomínio da nebulosidade e poucas aberturas de sol.

Assim, a manhã será de temperaturas entre 6°C e 9°C entre os planaltos, Alto Vale do Itajaí e a porção oeste e entre 11°C a 15°C nas demais áreas. A tarde as máximas não sobem muito: chegam aos 22°C no Litoral Norte e variam de 14°C a 20°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – Entre segunda (21) e terça-feira (22), o avanço de novas instabilidades, associadas a áreas de baixa pressão, voltam a provocar chuva em Santa Catarina. As temperaturas seguem amenas durante as tardes, sem muita elevação em todo o estado.