O Brasil possui cerca de 420 milhões de dispositivos digitais, como computadores, smartphone, videogames e outros equipamentos. Em decorrência de tudo isso, a quantidade de lixo eletrônico produzida pelo país deve aumentar exponencialmente nos próximos anos.

Por isso é de fundamental importância gerar toda uma infraestrutura para a destinação correta desses resíduos, pois eles possuem metais que, se não reciclados corretamente, irão poluir o ambiente e causar sérias doenças à população.

Em Tubarão a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) vem fazendo a sua parte a mais de 15 anos, promovendo a coleta seletiva do lixo eletrônico a cada edição do Dia D e contribuindo com o meio ambiente e com a qualidade de vida.

Neste sábado (9), em que o comércio estará aberto até as 17 horas, será oferecido mais um dia para dar o destino correto a todo tipo de material eletrônico que permanece sem uso em casa ou na empresa. Então, se você tem este tipo de material para ser descartado, basta levar ao posto de coleta ao lado da Casa da Cidadania.

O horário para o descarte é das 9 às 17 horas. Todos os materiais receberão o destino correto sem danos ao ambiente. As medidas de segurança e higiene na coleta do lixo estão sendo adotadas e, por isso, quem for levar o material também deve fazer a sua parte. As pessoas deverão permanecer com o uso de máscara e manter o distanciamento.

Apesar da lei brasileira exigir que as fabricantes de computadores, notebooks, smartphones e outros equipamentos eletrônicos, sejam responsáveis por efetuar o descarte correto destes produtos, um relatório apresentado no senado mostrou que apenas 2% de todo o resíduo eletrônico está sendo reciclado.