O forte aquecimento e a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul neste sábado (19), favorecem a formação de nuvens carregadas que podem trazer temporais mais
generalizados em todo o estado de Santa Catarina.

De acordo com a Defesa Civil do Estado a condição inicia partir da manhã e tem mais intensidade a partir da tarde.

Os temporais podem vir acompanhados de chuva forte com raios, rajadas intensas de vento e queda de granizo, preferencialmente nas áreas em vermelho e laranja do mapa e avançando para as demais regiões com o passar do tempo.

 

Domingo segue com aviso de tempestades no Estado

O avanço da frente fria provoca temporais com volumes significativos de chuva, preferencialmente nas áreas em vermelho e laranja do mapa (entre meados da madrugada e manhã variando de 50 a 100 mm em 06h).

Os temporais pode vir acompanhados de rajadas de vento intensas, raios e eventual queda de granizo, a partir da madrugada, iniciando pela região do extremo Oeste e avançando para as demais regiões ao longo do dia.

Não está descartada a ocorrência de enxurradas, deslizamentos e alagamentos, em virtude de possíveis acumulados elevados de chuva em curto período de tempo.

 

Segunda-feira tem volumes mais baixos de chuva

Após a passagem da frente fria, os ventos passam a soprar de sudeste na faixa centro-leste do estado, mantendo cobertura de nuvens baixas e a chance de chuva fraca a qualquer hora do dia, com volumes baixos previstos.