O sábado (30) será com predomínio de sol acompanhado por algumas nuvens por toda Santa Catarina. Não deve chover em nenhum ponto do Estado. De acordo com a Epagri/Ciram Tubarão terá mínima de 12ºC e máxima de 28ºC. Ainda no Sul do Estado, em Imbituba os termômetros marcam 11ºC e 27ºC.

Norte, em Joinville os termômetros marcam mínima de 15ºC e máxima de 28ºC, enquanto em Chapecó, no Oeste Catarinense registra temperatura mínima de 9ºC e máxima de 26ºC. Em Lages, a temperatura fica entre 5ºC a mínima e a máxima 27ºC. Já na capital do Estado, Florianópolis fica entre 11ºC e 27ºC.

Para o domingo, a tendência é que tenha predomínio de sol com nuvens no céu continuem. No entanto, haverá mudanças no tempo na segunda-feira e deverá chover em todo o Estado. As temperaturas mínimas devem cair e as máximas também.

A falta de chuva tem trazido prejuízos para o meio rural e preocupa o setor produtivo de Santa Catarina. Desde junho de 2019, o Estado vem passando pela estiagem que já é considerada a mais severa dos últimos anos e que vem afetando, principalmente, as regiões Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. Situações semelhantes ocorreram apenas em 1978 e 2006.

De junho de 2019 a abril de 2020, a chuva acumulada em Santa Catarina ficou em torno de 500mm inferior ao registrado na média história. No Meio-Oeste, as chuvas foram 635mm menores durante esse período.

O mês de março foi bastante seco em Santa Catarina, faltando em média 100 mm em praticamente todo o estado. Até o dia 22 de abril, Santa Catarina teve algumas chuvas isoladas, porém os valores continuam bem inferiores à média histórica. Inclusive no Planalto Sul, Planalto Norte e Litoral.