#Pracegover Na foto, céu claro com presença de sol e pouca nuvens, detalhe para copa de uma árvore com folhas verdes
Foto: Banco de imagens Notisul

O final da semana deve ser de calor em Santa Catarina. No sábado (10), o tempo permanece estável, com predomínio do sol e poucas nuvens em todo o estado. O destaque do dia fica para o calor, que pode chegar aos 33°C entre o Oeste e Extremo Oeste, 35°C Litoral Sul, 30°C no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte.

No final do dia, um ciclone extratropical se forma entre o litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, mas ainda não influencia as condições do tempo em Santa Catarina.

Ventos variando de noroeste a norte com rajadas de fraca a moderada intensidade. O risco é baixo para desastres no estado.

PREVISÃO PARA DOMINGO (11)
Na domingo (11) o ciclone se intensifica e avança rapidamente para alto mar, na altura da costa do Rio Grande do Sul. Uma frente fria associada a este ciclone avança rapidamente na altura da costa catarinense, provocando chuva mal distribuída no estado.

Ainda assim, há risco de temporais isolados no final do dia. A maior influência associada ao ciclone fica por conta das rajadas de vento, sobretudo entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis (que podem chegar a 65 km/h), e a agitação marítima no final do dia.

Ventos variando do quadrante norte/sudoeste. O calor é intenso, sobretudo na faixa litorânea, podendo chegar aos 37°C no Litoral Sul, 35°C no Litoral Norte e 32°C entre a Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. O risco é baixo a moderado para desastres no estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – No início da próxima semana há chance de pancadas de chuva durante a tarde associadas à áreas de instabilidade que se formam durante a tarde por conta do calor e umidade. Apesar disso, o calor intenso diminui e não passa dos 30°C entre segunda e terça-feira.

Com informações da Defesa Civil de Santa Catarina

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul