Imagem: Defesa Civil de Santa Catarina

Uma massa de ar seco segue atuando em boa parte do estado neste sábado (11), que será marcado por uma grande amplitude térmica (temperaturas mínimas baixas e máximas altas).

Em todas as regiões, exceto nos litorais, as temperaturas mínimas variam entre 5°C e 8°C, enquanto as máximas ficam entre 21°C e 28°C. Os níveis de umidade relativa podem ficar abaixo de 30% no centro-oeste do estado, trazendo risco moderado para ocorrências associadas, como desidratação e dores de cabeça.

Os ventos sopram de leste nas áreas litorâneas e sem direção preferencial nas demais regiões, com intensidade fraca.


PREVISÃO PARA DOMINGO (12/09)
No domingo (12), o intenso aquecimento, combinado com ventos de noroeste que trazem umidade e a presença de instabilidades favorecem o desenvolvimento de temporais em toda metade oeste do estado, entre o fim da tarde e a noite. Os riscos para ocorrências associadas são baixos.

No Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte, a circulação marítima mantém o dia nublado. Os ventos sopram do quadrante norte pelo estado, com intensidade fraca.

As temperaturas mínimas variam entre 10°C e 15°C , enquanto as máximas ficam entre 33°C e 35°C na metade oeste do estado e entre 25°C e 28°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – Entre segunda (13) e terça-feira (14), a formação e atuação de uma nova frente fria provoca chuvas em todo estado, iniciando nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul na tarde de segunda e avançando para as demais regiões ao longo da madrugada de terça-feira.