Imagem: Defesa Civil de Santa Catarina

No sábado (23) a aproximação de uma frente fria aliada a uma baixa pressão no Paraguai e ao fluxo de calor e umidade vindo da região Amazônica ocasiona pancadas de chuvas a partir da tarde da porção oeste ao Litoral Sul e que se espalham para as demais regiões entre a tarde/noite.

Há chance de temporais (chuva de forte intensidade acompanhada de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) isolados e altos acumulados de chuva em curto intervalo de tempo, principalmente na porção oeste. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais, chuva intensa.

Amanhecer com temperaturas de 7°C a 11°C nos Planaltos, Meio Oeste, 16°C a 19°C no litoral, Baixo/Médio Vale e 11°C a 15°C no restante do estado. À tarde, as máximas chegam aos 30°C no Litoral Sul, variam de 24°C a 27°C da Grande Florianópolis ao Litoral Norte e não passam dos 24°C nas demais regiões. Ventos de quadrante norte com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA DOMINGO (24/10)
No domingo (24) a passagem de uma frente fria deixa o dia nublado com pancadas de chuvas no decorrer do dia. Não se descarta a chance de temporais bem isolados no leste do estado. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas a chuva. Por conta da maior presença das nuvens ao longo do dia, as temperaturas não variam muito.

As máximas, no período da tarde, não passam dos 22°C no Oeste, variam de 16°C a 20°C no Meio Oeste, Planaltos, Grande Florianópolis, Litoral Sul. Já entre o Vale e Litoral Norte as máximas ficam entre 23°C a 26°C. Vento de quadrante norte passando para sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de até 60 km/h no litoral e áreas próximas, com um risco moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – Na segunda-feira (25) e terça-feira (26) a atuação de um sistema de alta pressão sobre a região Sul e o oceano deixa o dia com sol e poucas nuvens em grande parte de Santa Catarina. Este sistema pode favorecer ventos úmidos vindos do oceano e, com isso, ocasionar o aumento gradativo da nebulosidade e chance de chuva isolada nos extremos do dia no litoral.