Será que o Boi Encantado vai conseguir espantar a morte? O fim desta misteriosa história só vai saber quem assistir ao espetáculo Boi Encantado - Uma História Cantada, do grupo Encantados Contadores de História - Foto: Júlia Hartmann

O grupo Encantados Contadores de Histórias, de Tubarão, voltará a espalhar alegria, risos e muita cultura na região. Após um hiato por conta da pandemia, os artistas foram contemplados com quatro apresentações no edital da lei Aldir Blanc de Emergência Cultural 2021. A primeira apresentação é neste sábado, às 10h30min, na Praça República Juliana, em frente da livraria Coruja Buraqueira, em Laguna.

O grupo levará para o palco ao ar livre o espetáculo Boi Encantado – Uma História Cantada! E a parte mais linda – e inovadora – de tudo: o show é absolutamente inclusivo! “Cada palavrinha será traduzida em libras para que todos possam assistir o nosso espetáculo da cultura popular de Santa Catarina”, valoriza a atriz e figurinista Graciela Simoni.

O ‘Boi Encantado – Uma História Cantada é um espetáculo que apresenta a cultura popular com muita alegria, pitadas de regionalismo e um certo mistério. Inspirado no conhecido folclore do Boi de Mamão, a encenação é interativa e acompanhada de música ao vivo.

Grupo Encantados Contadores de Histórias mantém a tradição e o folclore do Boi de Mamão vivo desde 2011 – Foto: Anelize Gomes

Na história, é festa na cidade e os convidados entram na arena para brincar com o Boi Encantado. Todos se divertem, até que o boi enlouquece e morre. E agora? Quem ajudará a trazê-lo da morte? Nesse enredo de morte e ressurreição, o Cavalo tenta levar o Boi, o Cão assusta a morte, a tinhosa Bernúncia entra em cena, mas quem será o salvador do Boi Encantado?

E só vai saber a resposta quem assistir ao espetáculo! O tempo de duração do show é de aproximadamente 45 minutos. No elenco, dirigido por Silvana Silva de Souza, estão os atores Alana Meneghel, André Simoni, Giselle Paes, Graciela Simoni, Pati Teixeira e Rael Libertu. A apresentação é gratuita!

“Mais do que ter a oportunidade de fomentar a cultura popular e valorizar o patrimônio imaterial catarinense, o Boi Encantado apresenta aos mais novos a tradição do boi de mamão, que aos poucos vem se perdendo, e faz com que os mais velhos recordem com carinho da brincadeira que tanto animava a sua época”, destaca Graciela.

Esse boi é encantado ou de mamão?
Os folguedos do Boi são patrimônios reconhecidos e que acompanham a cultura brasileira há séculos, manifestando-se em diversas regiões do país. Em Santa Catarina, o folguedo é conhecido como Boi de Mamão e infelizmente vem perdendo força.

“Em Laguna e na região Sul do Estado, mesmo antes da pandemia do covid-19, muitos grupos folclóricos foram desativados, caso do Boi de Mamão da Ponta das Pedras e Boi de Mamão da Ponta da Barra. Outros, como o Boi de Mamão do Ribeirão, caminham para o mesmo fim. Toda essa infeliz dinâmica, vem diminuindo o acesso das atuais gerações de crianças e adolescentes à tradição popular e consequentemente ao reconhecimento e valorização dessa cultura”, lamenta Graciela.

Grupo Encantados Contadores de Histórias, de Tubarão, leva cultura, arte e diversão por toda Santa Catarina – Foto: Divulgação

Foi da vontade de manter esse patrimônio vivo, que surgiu o Boi Encantado, do Grupo Encantados Contadores de Histórias. Em parceria com Mestre Zé do Boi, do grupo folclórico Beco do Beijo, de Tubarão, a história foi recriada e segue espalhando a história do Boi, do Mateus, da Mariana e da Bernúncia, entre outros personagens, pelas cidades catarinenses.

Desta forma, o boi, que é de mamão, mas agora também é encantado, mantém a tradição acesa na região e em Santa Catarina desde 2011. Como registro dessa trajetória, o grupo Encantados Contadores de Histórias gravou e lançou, em 2017, o CD “Boi Encantado: Uma História Cantada.

Assim como nos espetáculos de rua que farão agora, a obra conta com a tecnologia de audiodescrição. Com isso, a história “encantada do boi de mamão” é acessível para pessoas cegas, com baixa visão e com algum tipo de deficiência física e/ou intelectual.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul