Há mais de 24 anos Rotarianos preparam e assam em torno de 1.500 frangos, que são vendidos antecipadamente à população e cuja renda obtida é investida em ações sociais do Rotary.
Há mais de 24 anos Rotarianos preparam e assam em torno de 1.500 frangos, que são vendidos antecipadamente à população e cuja renda obtida é investida em ações sociais do Rotary.

Quando se fala no Dia da Independência do Brasil, a gente logo pensa no desfile cívico, quando estudantes e a população homenageiam a nossa Pátria. Mas, quando se é tubaronense, há mais de 24 anos, o Dia da Pátria também é dia do Galeto Solidário. O evento organizado pelo Rotary Club de Tubarão Sul, já virou tradição nesta data, seja pela movimentação em torno das churrasqueiras na principal praça da cidade, seja pela oportunidade de uma ação solidária, praticada por centenas de pessoas.

No Galeto Solidário os rotarianos preparam e assam em torno de 1.500 frangos, que são vendidos antecipadamente à população e cuja renda obtida é investida em ações sociais do Rotary. Em torno de 50 homens e mulheres, rotarianos e parceiros, trabalham de forma solidária no evento, que já começa a acontecer às 3 horas da madrugada. Ao meio dia os frangos já assados e embalados são entregues aos compradores, que contribuem com a promoção, adquirindo os tickets.

Além de suas contribuições de ofício à Fundação Rotária, que é destaque por prestar serviços humanitários em todo o mundo, o Rotary Club de Tubarão Sul também direciona recursos obtidos com a realização do Galeto Solidário para ações de auxílio a famílias carentes de nossa cidade e outras campanhas beneficentes.

Uma parte considerável da arrecadação já é doada no dia do evento, para as entidades sociais parceiras. Nestes 24 anos de existência, o evento já contribuiu com muitas entidades como COMBEMTU, Fundação Educacional Joanna de Angelis, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Abrigo dos Velhinhos, Associação de Voluntárias da Pediatria do Hospital Nossa Senhora da Conceição – AVOPE, Associação de Voluntárias da Maternidade do HNSC – AVOMA, UNIONCO, Rede Feminina de combate ao Câncer, Comunidade Terapêutica Construir Vidas, dentre outras. Esse ano as beneficiadas serão: Abrigo dos Velhinhos, Projeto Fome Não Espera, Costureiras Voluntárias e Acart.

Para o presidente do Rotary Club de Tubarão Sul, o advogado Guilherme Gomes Antunes, o Galeto já faz parte do calendário da cidade e é um dos eventos beneficentes mais movimentados da região. “O espírito solidário do tubaronense é que transformou esse evento no que ele é hoje, contribuindo para que o Rotary possa cumprir seu papel social”, argumenta Guilherme. 

HISTÓRIA: Tudo começou em 1992 quando o grupo de rotarianos resolveu fazer um evento público a fim de arrecadar fundos para serem doados à COMBEMTU. Na época o local do evento foi o salão da igreja de Humaitá e 500 frangos foram assados e vendidos, transformando o evento em grande sucesso. Daquele ano em diante, todo dia 7 de setembro o evento se repetiu, mudando de lugar algumas vezes, passando pelo salão da igreja de Oficinas, empresa Tursul, Quartel do Exército e mais recentemente, na praça 7 de setembro, na dispersão do desfile cívico de Tubarão. Nestes 25 anos o evento só não foi realizado uma vez e já contribuiu com muitas ações sociais, seja através de entidades assistenciais, seja diretamente pelo Rotary Club de Tubarão Sul. Diversas entidades já foram parceiras do Rotary na realização do evento, recebendo importantes recursos para suas obras sociais.

INFORMAÇÕES:

Evento: Galeto Solidário

Promoção: Rotary Club de Tubarão Sul

Data: 7 de setembro de 2018

Horário: Das 11 às 14 horas

Local: Praça do Centro Municipal de Cultura – Tubarão

Valor: R$ 35,00 (A grande maioria é vendida antecipadamente)

Informações: Guilherme Gomes Antunes: 48 991093800