Tubarão

Uma das obras mais aguardadas pelos moradores de Tubarão e região é a conclusão da Rodovia Ivane Fretta Moreira – Contorno Viário da Cidade Azul. Prevista para dezembro, de acordo com o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). Um dos principais objetivos da obra é oferecer mais segurança aos motoristas e otimizar o tempo de percurso. Está com mais de 70% dos trabalhos executados. No mês passado, foi iniciada a concretagem para a fundação do viaduto. A obra conta com investimentos de mais de R$ 60 milhões do governo do Estado.

Nesta terça-feira (27), às 9h, ocorrerá uma reunião técnica com o secretário de infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, para acelerar os trabalhos. Segundo ele, a  rodovia, além de facilitar o acesso, permitirá o surgimento de novos investimentos na região, gerando emprego e renda. 

A construção iniciou em agosto de 2014. São 4,5 quilômetros de extensão de uma estrada que vai ligar a BR-101 ao bairro São Martinho, na SC-370. Terá quatro faixas de rolamento de 3,5 metros cada, ciclovia nos dois lados, com 2,5 metros, além de canteiro central, viaduto próximo à SC-370, trevos e uma ponte de 60 metros.  

Neste mês, no grupo de terraplenagem foi feita a remoção da sobrecarga entre o quilômetro zero mais 200 a um mais 300. Também foi executada uma galeria de 1,5 x 1,5 metro no km 1+340. Por outro lado, nos serviços de geotécnica são realizados os controles das leituras em todos os instrumentos. E, por fim, a infraestrutura tem sido executada – estaqueamento do viaduto e a passarela no quilômetro 3 mais100. “Essa é uma obra muito importante para o Estado, para Tubarão e também para as demais cidades, porque vai gerar um grande desenvolvimento à região”, destaca o secretário executivo da ADR de Tubarão, Nilton de Campos.