Estudantes catarinenses participam esta semana do Festival Sesi de Robótica, em São Paulo. São três competições simultâneas: Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL), Torneio Sesi de Robótica First Tech Challenge (FTC) e o Torneio Sesi F1 in Schools. O evento será realizado no Pavilhão da Bienal, neste final de semana (6 a 8 de março), e são esperados mais de 1,5 mil estudantes. Competições, projetos inovadores, palestras e atividades gratuitas são parte da programação.

Cada uma tem objetivos e avaliações diferentes. Por exemplo, enquanto os estudantes montam robôs autônomos com peças Lego na categoria FLL, as equipes de FTC podem utilizar outros materiais e comandar o robô por rádio controle. Nesta categoria, Santa Catarina será representada por estudantes do Sesi Senai de Joinville. Já a modalidade F1 in Schools é um programa educacional oficialmente vinculado à F1 e reproduz os desafios da corrida Fórmula 1. Nesta modalidade, duas escuderias do Sesi Senai de Criciúma representam o estado na competição. 

Soluções de crianças para problemas de adultos

Cidades inteligentes e a sociedade do futuro são os temas que norteiam as competições desta temporada. Os estudantes mostram que podem solucionar problemas de engenharia civil, acessibilidade, saúde, infraestrutura, entre outros. Na categoria First Lego League (FLL), estão classificadas equipes de Concórdia, Timbó, Criciúma, Blumenau, Brusque e Rio do Sul, que conquistaram as vagas na fase regional da competição, realizada no Sesi em Jaraguá do Sul.  

Seminário Internacional

No dia 6 de março, será realizado o Seminário Internacional SESI de Educação, também na Bienal de São Paulo. Vão participar especialistas do Brasil e do mundo como Bob Clagett, criador e apresentador de um canal no YouTube sobre a cultura “Faça Você Mesmo”; Débora Garófalo, que criou um projeto de robótica com sucada e foi considerada uma das 10 melhores professoras do mundo; Stella Hiroki, doutora e palestrante em cidades inteligentes; entre outros.

A experiência de fazer, os ensinamentos da cidade e a arte de inspirar pessoas são alguns dos assuntos que serão abordados. Para participar, é preciso fazer inscrição no site. O seminário também será transmitido ao vivo no site oficial do Festival.

Workshops e atividades sobre educação e robótica

Durante o evento, o público também terá acesso a workshops sobre Ancestralidade e Tecnologias, Programação e Algorítimos, Visualização de Dados, entre outros. Além disso, o Espaço Acesse – Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no Sesi – vai disponibilizar ferramentas e tutoriais para produção de objetos criativos e interativos. O visitante poderá criar projetos autorais ou selecionar dentro de opções como máquina de desenhar, quebra-cabeça infinito, labirinto gude, óculos de realidade virtual, e muito mais.