O robô Phil Welcome é o novo contratado do quadro de 145 funcionários do hotel Pullman, na Vila Olímpia, região oeste de São Paulo, instalado em área nobre da cidade, com diárias que vão de R$ 600 a R$ 1.600. Ele exerce a função de concierge (porteiro) no hotel cinco estrelas.

Desde a última quinta-feira, Phil está no lobby do hotel para desenvolver suas funções e dar boas-vindas aos hóspedes. Inicialmente, em português, o que é um ponto positivo. Nos próximos dias, o novo concierge também se comunicará em inglês. A proposta é que o robô, antes de tudo, interaja com os clientes, principalmente o público infantil.

Com cerca de um metro de altura, Phil está dotado de inteligência artificial, através de plataforma desenvolvida pela startup PluginBot. Assim é capaz de executar tarefas de forma autônoma para exercer suas funções de concierge. Entre elas, fornecer informações sobre a hospedagem, tais como, o horário do café da manhã e onde fica a academia do hotel.

No total, o robô já aprendeu 300 interações pré-programadas. “Phil é um concierge em fase de aprendizagem. Em breve, ele será capaz de fazer o reconhecimento facial dos hóspedes”, adianta Erwan Le Goff, vice-presidente de Tecnologia da Informação da AccorHotels América do Sul.

Antes disso, Phil dá dicas aos hóspedes de passeios na cidade, além de detalhes pessoais.