Wagner da Silva
Rio Fortuna

A comunidade de Rio Bravo, em Rio Fortuna, está em alerta. Com as chuvas deste fim de semana, parte de uma encosta deslizou sobre a recém inaugurada SC-100, que liga o município a Santa Rosa de Lima, e oferece risco a quem trafega pelo local. O alerta foi feito pelo morador e ex-vereador Silvestre Tenfen.

No local há uma saída para escoamento da água. Com a chuva, as barreiras de contenção, feitas com sacos de areia e pedras, ficaram aparentes e podem também desabar, caso continue a chover. O diretor de infraestrutura da secretaria de desenvolvimento regional em Braço do Norte, Richard Botega, desconhece o problema, mas assegura que medidas serão tomadas rapidamente.

“Acionaremos os engenheiros para uma avaliação dos riscos e, se necessário, notificaremos a empreiteira responsável pela obra para que faça os reparos”, anuncia. A equipe de engenharia do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) está em férias e o responsável pelo órgão na região acompanha outras obras.

Porém, no Deinfra em Tubarão, a informação é de que a empreiteira que executou a obra de asfaltamento é responsável pela manutenção por enquanto. Trata-se de uma espécie de garantia, prevista no contrato. Contudo, para que isso ocorra, o departamento precisa fazer uma avaliação técnica.