A Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou neste domingo o terceiro caso do novo coronavírus no Estado. Além desses, há 111 suspeitas em território carioca da doença. Segundo a pasta, a infectada é uma mulher de 42 anos, que acompanhou a paciente que foi diagnosticada com Covid-19 na madrugada de sábado, em uma viagem à Itália – ela estava sendo monitorada por profissionais médicos. Atualmente, sua condiçãoes é estável e ela está em isolamento domiciliar. Com este, deve subir para 20 os casos confirmados no Brasil, mas ainda não houve posicionamento do Ministério da Saúde.

De acordo com o governo do Rio, o retorno da viagem aconteceu na última quarta-feira, e os primeiros sintomas apareceram um dia após a chegada.” Na quinta-feira, a paciente deu entrada em uma unidade de saúde particular apresentando febre, tosse e congestão nasal. Uma amostra para análise foi coletada e testou positivo para o vírus SARS-CoV-2. Nesse caso, não houve necessidade de contraprova pelo laboratório de referência. Isso se deu porque o mesmo laboratório já havia confirmado o caso de ontem.

“Reforço que, até o momento, continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.