Retirada de tubos provoca protestos

Um caminhão recolhia os tubos ontem pela manhã no bairro Lado União, em Braço do Norte -  Foto:Divulgação/Notisul
Um caminhão recolhia os tubos ontem pela manhã no bairro Lado União, em Braço do Norte - Foto:Divulgação/Notisul

Jailson Vieira
Braço do Norte

Trabalhadores do setor de obras da prefeitura de Braço do Norte foram vistos em um caminhão e uma máquina retroescavadeira recolhendo tubos de drenagem de escoamento pluvial no bairro Lado União, ontem pela manhã. Conforme alguns moradores, a obra na localidade é esperada há alguns anos e os trabalhos naquele lugar não poderiam ficar aquém de um serviço ‘eleitoreiro’.

De acordo com o secretário de obras do município, Ione Pedroso, a situação está sob controle e tudo não passou de um equívoco. “Foi apenas um erro de informação. Os tubos continuam no mesmo local. Na próxima semana, os trabalhos terão o seu início naquele bairro. Não temos a intenção de encerrar nenhum serviço, muito pelo contrário, vamos executá-lo até o último dia desta gestão”, assegura Pedroso.

Segundo o secretário, todos os tubos estão em perfeito estado, o que não justifica a sua retirada. “Infelizmente foi isso que ocorreu. A população não precisa ficar preocupada. Além dos trabalhos que serão continuados no bairro Lado da União, outras localidades também receberão os serviços da prefeitura”, observa.  

A rede de drenagem pluvial urbana tem papel importante para o bom funcionamento da cidade, de certa maneira, em períodos com frequentes quantidades de chuvas. Em sua maioria, servem para minimizar os problemas, como enchentes e deslizamentos de encostas – causados pelo excesso no nível de circulação da água. 

Porém, para atingir o resultado esperado, a rede de drenagem pluvial deve ser constituída pelos materiais adequados como os tubos de concreto. Eles são fabricados em dois formatos: os de seção circular e os retangulares. O modelo circular normalmente tem diâmetro interno que varia de 20 centímetros até 2 metros. Por sua vez, os retangulares, também chamados de aduelas, têm tamanho inicial de 1 por 1 metro e podem chegar até 4,5 por 4,5 metros.