Após as denúncias de maus-tratos a idosos no Abrigo dos Velhinhos, no bairro São João Margem Esquerda (ME), em Tubarão, divulgadas pelo Portal Notisul desde a última segunda-feira (26), novas informações chegaram para a equipe de redação nesta semana. Nesta quinta-feira (29), à noite, por exemplo, o Notisul teve a informação de que duas servidoras da instituição foram demitidas.

Segundo uma ex-servidora, a direção da instituição demitiu a funcionária sem nenhuma causa prévia. “Acredito que a direção tinha desconfiança de eu saber de muita coisa e com medo de mais uma denúncia acabaram por me demitir. A Schirlei vivia nos questionando se estávamos com celular no bolso, se estávamos filmando alguma coisa do Abrigo. Falei que não. Porque apareceu uma foto e filmagem de um idoso e ela cismou que fui eu, mas falei a verdade. Não vou assumir algo que não fiz. Ela incomodava muito alguns servidores. Mas sempre soube demais, sabia dos tombos que os idosos levavam e o que era feito”, expõe a mulher.

Na nota de defesa enviada pelo Abrigo para o Notisul, a direção da instituição afirmou que as denúncias partiam de ex-funcionários e voluntários que almejavam uma vaga na instituição, ou ainda um cargo na diretoria. O que não foi confirmado por ex-servidores e também por voluntários.

De acordo com uma ex-funcionária, a preocupação dos ex-servidores e de alguns funcionários que ainda trabalham no local é de cuidado e amor com os idosos que vivem no Abrigo. “Ninguém tinha interesse de ocupar algo que não nos pertence. Só queríamos mais cuidados e melhorias com os internos”, enfatiza.

Já os voluntários, por exemplo, o grupo ‘Corrente do Bem’ desenvolve um trabalho no local há mais de cinco anos. Eles também afirmaram que não pretendem ocupar uma vaga como funcionários da instituição. O intuito do grupo, que possui em seu quadro advogados, representantes do Ministério Público, assessor de juiz, gerente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e comerciante, é de levar alimentos, cuidados e muito amor aos idosos. Nenhum deles procura um novo emprego.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul