Dom Wilson toma posse em julho. Ele deve visitar a cidade no próximo mês.
Dom Wilson toma posse em julho. Ele deve visitar a cidade no próximo mês.

Priscila Alano
Tubarão

O novo bispo de Tubarão, dom Wilson Tadeu Jönck, será empossado no dia 18 de julho, às 15 horas, na catedral. A nomeação foi feita ontem, em Roma, pelo Papa Bento 16. O administrador diocesano, padre Nilo Buss, acredita que o novo bispo realizará um bom trabalho junto à comunidade. A diocese estava sem um ‘comandante’ desde setembro do ano passado.

Após a nomeação, dom Wilson encaminhou uma carta de saudação à diocese de Tubarão. Ele destacou que primeiramente pretende tomar conhecimento dos detalhes e particularidades da região para integrar-se ao ritmo de trabalho. “É um novo momento em minha vida e na vida da diocese. Sinto-me desafiado e confiante”, escreveu dom Wilson na carta.

Padre Nilo espera que antes da posse, dom Wilson visite a cidade. “Após a nomeação ele me ligou. Afirmou que estará no estado para uma ordenação e pretende vir a Tubarão”, antecipa o administrador diocesano.

O novo bispo

Dom Wilson Tadeu Jönck atuava como bispo auxiliar na diocese de São Sebastião, no Rio Janeiro. Nascido em Vidal Ramos, no norte catarinense, o novo bispo de Tubarão foi ordenado padre em 17 de dezembro de 1977 pela congregação do Sagrado Coração de Jesus.
Sua nomeação episcopal ocorreu em 16 de agosto de 2003. Seu lema é Amar é dar a vida. Dom Wilson é formado em pedagogia, filosofia, teologia e psicologia.