Aos 81 anos, uma vida de muita luta, mas também de imensas alegrias, foi sepultada hoje (21) Florentina Schmoeller Heerdt. Dona Flora, como as pessoas a chamavam, teve oito filhos – cinco homens e três mulheres -, 15 netos e uma bisneta.

Cuidou de sua família na cidade de São Martinho, onde sempre morou ao lado do marido Pedro Felippe Heerdt, 88 anos, um casamento de 63 anos. Infelizmente, uma de suas filhas já partiu.

E o que estão aqui sofrem demais por essa perda recente, pois a união de todos nunca deixou de prevalecer. Entre os filhos, um deles é o reitor da Unisul, em Tubarão, Mauri Luiz Heerdt.

Florentina morreu de causa natural, no aconchego do lar, ao lado dos seus. “Sua vida foi dedicada à família, à casa e ainda trabalhava na roça, era uma mulher forte. Uma mãe formidável, de uma defesa incansável pelos filhos e promoveu a união da nossa família. Nos orgulhamos muito de sermos próximos, e minha mãe era o centro dessa união”, conta Mauri.

Pelo telefone com esta jornalista, foi perceptível a voz embargada de Mauri e a intensa emoção. O reitor admitiu. “Estou emocionado, comovido, triste, porque a convivência é muito intensa entre nós. Ninguém está preparado. Agora ela não estará mais aqui. Nosso desafio daqui em diante é continuarmos unidos, nos encontrarmos como sempre, em homenagem a ela”.

Encontros familiares eram sagrados
Conforme o reitor, nos últimos 20 anos, obrigatoriamente, toda a família se encontrava religiosamente nas seis datas mais importantes. “Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e o aniversário dos dois. Sentiremos muito sua falta”, lamenta em meio a muita emoção e  fragilizado.

As famílias materna e paterna são descendentes de alemães, e filhos e netos a chamavam de Mota, que em alemão significa avó.

Dona Flora ficou internada no Hospital São José, em São Martinho, retornou para a casa e morreu 10 dias depois. “Ela teve uma infecção urinária e não resistiu”, entristece-se.


Dona Flora, em seu casamento em 1957

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul