Tatiana Dornelles
Tubarão

Dezoito escolas da rede estadual de ensino de abrangência da secretaria de desenvolvimento regional em Tubarão estão na lista de prioridades para este ano. Os recursos serão de aproximadamente R$ 8,5 milhões. Os processos, com o orçamento e com os nomes das unidades escolares, estão em Florianópolis.

“Queremos tentar a aprovação dos orçamentos para este ano ainda e, com isso, começar as reformas, construções e ampliações o mais breve possível. Também verificamos quais as instituições de ensino precisam de ginásios e tentaremos providenciar”, afirma o secretário regional, César Damiani.

Ao todo, 18 escolas da rede estadual fazem parte da lista de prioridades para este ano. Entre eles, estão a Oswaldo Pinto da Veiga, em Capivari de Baixo; Hercílio Luz, José Botega, Sagrado Coração de Jesus e Senador Benjamin Gallotti, em Tubarão; Joana Pendica, em Gravatal; Campos Verdes, em Jaguaruna; entre outras.

Mas a maior preocupação está no fato de 2008 ser um ano eleitoral. “Tentamos incluir os R$ 8,5 milhões no orçamento deste ano, caso contrário, somente em 2009. Temos até 30 de junho para a aprovação”, acrescenta. Na última semana, foram entregues as ordens de serviços de reforma de cinco escolas estaduais: Henrique Fontes; Tomé Machado Vieira; Angélica Cabral; Governador Aderbal Ramos da Silva, de Tubarão, e João Batista Becker, em Pedras Grandes. O prazo de execução é de 90 dias corridos.