Tubarão

A segunda fase de matrículas da rede estadual de ensino de Santa Catarina começa nesta quinta-feira (21) e termina na próxima quarta-feira (29). No entanto, neste período, os responsáveis devem realizar a pré-matrícula no site e entre os dias 23 e 30, eles precisam ir às escolas mais próximas de suas residências com o protocolo online para efetuar o processo. Porém, é necessário levar: certidão de nascimento ou carteira de identidade, histórico escolar, atestado de frequência, comprovante de residência, uma foto 3×4 e a carteira de vacinação.

Nesta fase são 145 mil vagas disponíveis para os estudantes que não conseguiram realizar a matrícula em novembro. Há dois meses foram preenchidas 73% das vagas. O Estado dispõe 538.542 vagas. “É importante observar a escola mais próxima da residência do estudo e não havendo vaga naquela, procurar a outra unidade de ensino mais próxima. Dessa forma garantiremos o acesso à escola a todos os estudantes interessados”, pontua o secretário de Educação do Estado, Natalino Uggioni.
 
Por outro lado, os alunos de Ensino Médio, a etapa presencial será realizada nos Centros de Educação Profissional (Cedup). Nesta fase também está incluído os Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Conforme a Secretaria de Educação haverá computador para ser utilizado por pais ou responsáveis e estudantes no período de matriculas nas unidades de ensino.

Após o dia 30, os pais ou responsáveis podem procurar as instituições de ensino para as para possíveis vagas remanescentes. As aulas iniciam no próximo dia 5 na Serra catarinense e um dia depois nas outras cidades. Porém, em Criciúma e Chapecó o ano letivo começa apenas no dia 10.