Os 27 equipamentos começam a ser instalados nas unidades de saúde de Tubarão já nesta semana.
Os 27 equipamentos começam a ser instalados nas unidades de saúde de Tubarão já nesta semana.

Zahyra Mattar
Tubarão

Ainda neste mês, todas as 27 unidades de saúde da prefeitura de Tubarão estarão interligadas. Além de facilitar a gestão dos postos, a implementação gera grande benefício à população, já que o atendimento torna-se mais completo e ágil.
A entrega dos 27 computadores com impressora, na última sexta-feira, também marcou a saída da então secretária de saúde da prefeitura, Albertina Carvalho, a Beth Xuxa. Pré-candidata a vereadora pelo PSDB, ela desligou-se da função.

O investimento foi feito integralmente pela 20º gerência de saúde em Tubarão, sob a gerência de Dalton Marcon. Além dos computadores, ele também repassou ao município um tele-eletrocardiograma. O equipamento ficará na Policlínica, no bairro Oficinas, e agilizará o atendimento de quem precisa do exame.
“A fila não é pequena. A grande vantagem é que o exame é feito aqui e o resultado sai na hora. O serviço será gratuito para o município e, claro, para o paciente. Tubarão é a primeira cidade do estado a estar ligada na rede nacional”, comemora Beth Xuxa.

A máquina será disponibilizada para toda a região de abrangência da 20ª gerência de saúde: Capivari de Baixo, Gravatal, Sangão, Pedras Grandes, Jaguaruna, Treze de Maio e Tubarão.
Além deste equipamento, também foi recebido pelo município um dermatoscópio. “A máquina também servirá as outras cidades da gerência e agilizará o atendimento na especialidade”, valoriza o secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Haroldo Silva, o Dura (PSDB).