Rede do Bem: Como iniciar grandes transformações a partir de pequenos passos

Capivari de Baixo

Pensar em uma unidade de ensino como um lugar que pode gerar uma transformação grandiosa que ultrapasse os limites espaciais da vida de um estudante é algo que para muitas pessoas parece longe demais. No entanto, ações realizadas pela Escola Dom Anselmo Pietrulla, em Capivari de Baixo, por meio da ‘Rede do Bem’, parte dessa premissa, e parece que quer nos dizer que aquilo que parece aparentemente impossível pode estar ao nosso alcance.

O projeto, foi criado a fim de desenvolver atos de solidariedade, cooperação e respeito mútuo e tem como propósito transmitir ideias que levem os estudantes, pais, funcionários da instituição e a comunidade a praticar o bem.

O objetivo principal é mostrar aos alunos que boas ações como um sorriso, um abraço, uma atitude justa, amizade, gentileza e sinceridade podem estar presentes em nosso dia a dia.
Conforme a diretora da escola, Carla Xavier, inúmeras ações são realizadas para colaborar com o bom desempenho dos discentes. “Temos o café com a direção, onde os alunos expõem as necessidades das turmas. É uma verdadeira troca de ideias e sugestões. Conseguimos uma parceria e os estudantes também podem participar de aulas de ballet, há palestras motivacionais”, conta.

Iniciativas como a campanha do agasalho, que ajudou muitas famílias de alunos da instituição também foi realizada, doação de livros infatojuvenis. “Contamos com profissionais voluntárias, que nas segundas-feiras à tarde, proporcionam o dia da beleza. Trabalhando a autoestima de nossas alunas, temos também a parceria com uma academia que desenvolve um trabalho com os nossos alunos, além de inúmeros projetos iniciados com a comunidade e instituições locais”, pontua.

A rede ensina que se você fizer boas ações para um determinado grupo e essas pessoas replicarem para outras, é possível gerar um grande impacto do bem. Esse movimento motiva os discentes a pensarem mais no próximo, não só hoje, mas sempre. “O projeto prevê a melhoria da educação na escola, comportamento, a conservação da instituição, interação dos alunos com a comunidade em beneficiar algumas famílias que moram próximo da unidade, diminuição da violência, enfim são vários itens que contribuem no sentido de boas notas aos e o comportamento dos alunos em geral”, detalha.