Capivari de Baixo

Pensar em uma unidade de ensino como um lugar que pode gerar uma transformação grandiosa que ultrapasse os limites espaciais da vida de um estudante é algo que para muitas pessoas parece longe demais. No entanto, ações realizadas pela Escola Dom Anselmo Pietrulla, em Capivari de Baixo, por meio da ‘Rede do Bem’, parte dessa premissa, e parece que quer nos dizer que aquilo que parece aparentemente impossível pode estar ao nosso alcance.

O projeto, foi criado a fim de desenvolver atos de solidariedade, cooperação e respeito mútuo e tem como propósito transmitir ideias que levem os estudantes, pais, funcionários da instituição e a comunidade a praticar o bem.

O objetivo principal é mostrar aos alunos que boas ações como um sorriso, um abraço, uma atitude justa, amizade, gentileza e sinceridade podem estar presentes em nosso dia a dia.
Conforme a diretora da escola, Carla Xavier, inúmeras ações são realizadas para colaborar com o bom desempenho dos discentes. “Temos o café com a direção, onde os alunos expõem as necessidades das turmas. É uma verdadeira troca de ideias e sugestões. Conseguimos uma parceria e os estudantes também podem participar de aulas de ballet, há palestras motivacionais”, conta.

Iniciativas como a campanha do agasalho, que ajudou muitas famílias de alunos da instituição também foi realizada, doação de livros infatojuvenis. “Contamos com profissionais voluntárias, que nas segundas-feiras à tarde, proporcionam o dia da beleza. Trabalhando a autoestima de nossas alunas, temos também a parceria com uma academia que desenvolve um trabalho com os nossos alunos, além de inúmeros projetos iniciados com a comunidade e instituições locais”, pontua.

A rede ensina que se você fizer boas ações para um determinado grupo e essas pessoas replicarem para outras, é possível gerar um grande impacto do bem. Esse movimento motiva os discentes a pensarem mais no próximo, não só hoje, mas sempre. “O projeto prevê a melhoria da educação na escola, comportamento, a conservação da instituição, interação dos alunos com a comunidade em beneficiar algumas famílias que moram próximo da unidade, diminuição da violência, enfim são vários itens que contribuem no sentido de boas notas aos e o comportamento dos alunos em geral”, detalha.