Nas proximidades da nascente, o Rio Tubarão é belo e tem um visual surpreendente, na comparação com o trecho urbanizado
Nas proximidades da nascente, o Rio Tubarão é belo e tem um visual surpreendente, na comparação com o trecho urbanizado

 

Tubarão
 
O Rio Tubarão e o Rio Seco são o foco central do seminário de meio ambiente que é organizado na Cidade Azul. Com a temática recursos hídricos, o evento tem o objetivo de apresentar trabalhos executados na área, além de debater o diagnóstico das águas dos dois mananciais.
 
O encontro será no dia 5 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, no auditório do Cettal da Unisul, em Tubarão. As entidades poderão mostrar seus trabalhos por meio de banners, que ficarão expostos no local.
 
Os organizadores farão uma seleção dos trabalhos participantes, com intuito de enriquecer os conhecimentos e esclarecimentos acerca dessa temática. As entidades e organizações que desempenham ações alusivas a recursos hídricos, podem enviar seus banners até o dia 14 do próximo mês.
 
O material deve estar em formato digital (dimensões de 90x55cm) e ser remetido para o email Gapp@unisul.br, com o título “Seminário de meio ambiente”. O período de seleção vai de 15 a 21 do próximo mês e a divulgação dos escolhidos será feita no dia 22. 
 
O evento é organizado por meio de uma parceria entre a Fundação Municipal de Meio Ambiente, Unisul, Tractebel Energia e Comitê da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar.
 
Gestão de recursos hídricos
Já estão abertas as inscrições para o curso de capacitação ‘Introdução à Gestão de Recursos Hídricos e o Papel dos Comitês de Bacia Hidrográfica em sua Implementação’. O conteúdo é direcionado aos integrantes dos comitês catarinenses.
O objetivo é aprimorar o conhecimento dos integrantes dos grupos para a gestão dos recursos hídricos, a fim de fortalecer as atividades em sua respectiva bacia.
O curso integra a linha de ação fortalecimento dos comitês de bacias e da atividade gestão de recursos hídricos, componente do programa Santa Catarina Rural. A organização é da Diretoria de Recursos Hídricos do Estado, da secretaria de desenvolvimento econômico sustentável.
As aulas serão ministradas pela professora e doutora Beate Frank, entre os dias 10 a 12 do próximo mês, no Centro de Treinamento da Epagri de Tubarão (Cetuba). O curso é gratuito. 
 
Inscrições
Os interessados deverão fazer a pré-inscrição até a próxima quinta-feira, no site www.aguas.sc.gov.br/cursos-comites. As vagas são limitadas. As palestras e debates ocorrerão pela manhã, das 8 ao meio-dia, e à tarde, das 13h30min às 19 horas.
 
Serviço 
Mais informações podem ser obtidas na Fundação de Meio Ambiente, por meio do telefone 3626-8727, com Paula Wronski.