Tubarão

Um plano de marketing para transformar Santa Catarina no estado líder do turismo sustentável e ativo brasileiro é traçado pelo executivo. O Plano Catarina projeta o setor para os próximos dez anos e servirá como uma espécie de guia para a aplicação do orçamento de R$ 12 milhões previsto para o segmento no próximo ano.

Segundo dados do IBGE, as atividades de turismo no país apresentaram um crescimento de 22% entre 2003 e 2007, um desempenho acima da média da economia nacional. E Santa Catarina só faz engrossar este potencial. O estado foi eleito o melhor da federação para se fazer turismo.
O prêmio, concedido a Santa Catarina pelo quarto ano consecutivo na eleição promovida pela revista especializada Viagem & Turismo, da editora Abril, corrobora com a tendência.

“A votação é feita pelos leitores da revista e prova que Santa Catarina está no caminho certo de desenvolvimento”, comemora o deputado federal Edinho Bez (PMDB), membro permanente da comissão de turismo da câmara federal.
Na região, um dos principais projetos é a conclusão da rodovia turística Serramar. A proposta visa ligar o planalto serrano ao litoral sul catarinense. “O turismo é um indutor do desenvolvimento. Isso passa também pelas condições de acesso e infraestrutura”, lembra Edinho.