Jaguaruna

Os trabalhos de recomposição do pavimento asfáltico da BR-101 Sul, entre o quilômetro 353 ao 357 terão a sua continuidade durante esta semana pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O segmento marca a divisa entre os municípios de Sangão e Jaguaruna e as atividades serão executadas nas duas pistas duplicadas, seguindo os espaços marcados para as atividades.

Na última sexta-feira, os trabalhadores com diversos equipamentos foram alocados no quilômetro 354, na pista de sentido Porto Alegre – Florianópolis, anterior ao viaduto de acesso ao bairro Morro Azul, em Jaguaruna. No local,  a faixa de rolagem da direita – tráfego lento – foi interrompida para abrigar a frente de obras. Toda a localidade está identificada e limitada pela sinalização provisória de obras, com indicação de sinalizador (bandeira) disposto para orientar o fluxo de veículos.

As correções são atividades maiores que os tapa-buracos, por demandar mais materiais e servidores com maior tempo de intervenção nas pistas. A durabilidade dessa melhoria é maior, garantindo a segurança dos usuários, além do prolongamento de vida útil do pavimento e das camadas bases – isso porque, evita o desgaste precoce.

A movimentação sobre as pistas inicia às 7h, com a distribuição dos elementos de sinalização provisória e se estende até 18h. Toda a logística será feita com condições de tempo estável, caso contrário, a massa asfáltica não tem aderência ao pavimento. Os trabalhos serão cancelados se ocorrer chuva.

De acordo com a direção estadual do Dnit, em nota é necessário que os motoristas respeitem o limite de velocidade dentro das frentes de obras, que é de 60 quilômetros para todos os tipos de veículos. “Os trabalhos são suspensos caso chova e a sinalização provisória de obras é retirada.
Todas as frentes de serviço estão identificadas e isoladas, ficando os motoristas obrigados a segui-la, principalmente na manutenção dos limites de velocidade. Para mais informações, a autarquia mantém canais de interação para usuários, mantido pelo consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestora Ambiental da BR-101 Sul), por meio do atendimento gratuito pelo telefone 0800 6030 101 e pelos links úteis no site 101sul.com.br”, diz a nota.