#Pracegover Na foto, idosa sendo vacinada
Foto: Prefeitura de Tubarão

Tubarão aparece em primeiro lugar entre as cidades de Santa Catarina que mais vacinaram a população contra a Covid-19. O ranking é do Monitor da Vacina do NSC Total, divulgado nesta terça-feira (8).

Segundo o levantamento, que considera as maiores cidades de cada região, Tubarão imunizou 13,62% da população considerando a primeira e segunda dose. Florianópolis vem logo em seguida com 13,08% e Lages em terceiro lugar com 11,64%.

O balanço vacinal do município atualizado apresenta um índice mais elevado, com 13,82% referente a 14.647 pessoas com a segunda dose, considerando os 106 mil habitantes.

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol, esse destaque é o resultado de um esforço coletivo no município.

“Isso é fruto do esforço de toda uma equipe que está fazendo o que é correto. No momento em que houve falta da segunda dose em alguns municípios nós não tivemos a falta, pois fizemos a vacinação de acordo com o que era previsto, guardando as doses para toda a população. Por isso chegamos a esse índice em todo Estado. É muito gratificante, mas não vamos comemorar já, vamos comemorar, como bem diz o prefeito Joares Ponticelli, quando o último tubaronense for vacinado com a segunda dose e sairmos dessa pandemia”, afirmou Daisson.

O prefeito Joares Ponticelli entende que esse ranking estimula ainda mais o município a perseguir o objetivo de imunizar o mais rápido possível a maior parte da população.

“Recebemos com muita alegria a divulgação do ranking estadual que coloca Tubarão como a cidade que mais vacinou em segunda dose até agora. Isso é importante pois a imunização completa ocorre quando aplicada a segunda dose. Quero cumprimentar mais uma vez o secretário Daisson e sua equipe de Saúde, porque isso é fruto de planejamento, organização e comprometimento de cada um dos colaboradores da Saúde. Naturalmente que a busca ativa pela segunda dose e o esforço para sensibilizar as pessoas de que a segunda dose é a que vai garantir a imunização. Isso é trabalho coletivo, não é apenas uma pessoa, que acontece na policlínica e nas Unidades Básicas de Saúde. Todos os servidores estão mobilizados e com isso conquistamos essa posição que é gratificante, mas que só nos estimula ainda mais para continuarmos perseguindo a meta de vacinar a maioria da nossa população”, assegurou o prefeito.

Nesta terça-feira (8), Tubarão iniciou a vacinação de trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores do transporte metroviário e ferroviário, caminhoneiros e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos de quatro funções específicas nas 32 Unidades Básicas de Saúde e na sala de vacina da Policlínica Central. A partir de segunda-feira (14), a vacinação será realizada apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacina.

Nesta quarta-feira (9), no estacionamento do Farol Shopping das 9 às 15 horas, em sistema drive-thru, e das 11 às 15 horas para pedestres será vacinado o seguinte público:

– População geral de 55 anos ou mais: No período da manhã (das 9 às 12 horas), receberão o imunizante as pessoas de 56 e 57 anos, e na parte da tarde (das 12 às 15 horas), pessoas de 55 anos. É necessário comparecer ao local portando um documento de identificação com foto, além do CPF ou Cartão do SUS.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul