#Pracegover Foto: na imagem há dois homens, papeis, uma mesa e outros itens
#Pracegover Foto: na imagem há dois homens, papeis, uma mesa e outros itens

Esta semana foi entregue ao Hospital Nossa Senhora da Conceição pela Construtora Monteiro, a obra da Unidade de Radioterapia, um dos grandes projetos da Instituição para sanar os principais anseios da comunidade de Tubarão (SC) no tratamento oncológico. O prédio está localizado em um terreno em frente ao Hospital, na esquina da Rua Padre Bernardo Freuser com a Rua Vidal Ramos. Além da obra civil, já está instalado o Acelerador Linear (equipamento que faz o tratamento), faltando apenas adquirir o mobiliário.

Para iniciar a operação, o HNSC precisa da liberação da CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear. “Essa liberação é um processo demorado pois envolve análise de toda parte de radioproteção, sendo que necessita de vistoria no local. Sendo assim, acreditamos que a operação ocorra entre a segunda quinzena de agosto ou primeira quinzena de setembro”, explica Fabio Tadeu Teixeira, diretor executivo da instituição.

A radioterapia faz parte do PER-SUS – Projeto de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde, do MS, que prevê ampliar a assistência oncológica a pacientes atendidos por diversos hospitais regionais do País.  A obra teve um investimento total de R$ 8,4 milhões, recurso federal repassado diretamente para as empresas executoras do projeto.

Atendimento: A Unidade de Radioterapia irá impactar no atual atendimento do setor de oncologia, pois as pessoas que hoje estão em tratamento no HNSC e necessitam de radioterapia, acabam tendo que se deslocar para outras regiões, causando um desgaste físico e emocional. “Hoje o hospital já tem uma equipe multidisciplinar que realiza todo o tratamento de quimioterapia, hormonioterapia e cirurgia oncológica, sendo que a radioterapia veio para complementar o tratamento do paciente”, diz Eloísa da Silva Souza, coordenadora de enfermagem do setor. “Com este serviço integrado avançamos na oferta e no atendimento aos pacientes, fortalecendo nossa Instituição que já é referência no setor oncológico”.

O HNSC tem aproximadamente 900 pacientes/mês que fazem tratamento oncológico na instituição, sendo que 20% destes necessitam de radioterapia. “E ainda temos que levar em consideração outros pacientes que fazem tratamento fora da nossa instituição e que poderão se beneficiar com o serviço”, ressalta.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul