Tubarão 

A Rádio Tubá chega aos 70 anos e uma missa de Ação de Graças foi realizada neste domingo (7), na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Piedade.

A celebração ocorreu às vésperas do aniversário, que acontece nesta segunda-feira (8). Fundada em 1947, a Tubá começou como um sistema de serviço de alto-falante, que, pelas condições técnicas disponíveis à época, podia ser acompanhado apenas em Tubarão.

O grupo à frente da rádio era formado por seis sócios. Logo depois, eles conseguiram uma licença para funcionar como rádio com potência de 100 kW. Mas ainda assim a abrangência da emissora se limitava à cidade de Tubarão. E foi exatamente um dos sócios – Alcides Santos Nunes, dono da banca de jornais do Cidoca, que ficava perto do chafariz da rua Lauro Müller – o primeiro locutor da rádio.

Com a vinda da diocese, a Rádio Tubá começou a transmitir também programas religiosos, entre eles, desde 1956, Sinos da Catedral, um dos mais antigos do rádio do sul catarinense.

Em 1957, a diocese comprou metade das ações da rádio. Dois anos depois, a igreja adquiriu o restante das ações. Entre outras mudanças, em 2003 a emissora chegou a uma potência de 5 mil kW, o que a permite chegar a todo o Sul do Estado.

Foto: Leandro Lopes/Divulgação/Portal Notisul