#Pracegover Na foto, o céu completamente coberto
Foto: banco de imagens Notisul

Atuação de uma frente fria litorânea com o suporte do fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica favorece variação de nuvens em Santa Catarina nesta quinta-feira. O sol aparece em alguns momentos e há previsão de pancadas de chuva (que podem vir acompanhadas de temporais isolados) em todo estado, principalmente a partir da tarde. Há um risco moderado para desastres.

Dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 14°C no Planalto Sul, 18°C a 24°C no litoral, Vale, 16°C a 20°C nas demais regiões. À tarde, por conta de algumas aberturas onde o sol aparece, as máximas ficam mais altas no Vale, com 32°C, variando de 26°C a 30°C no litoral, Extremo Oeste, Oeste e até 26°C nas demais áreas.

Ventos de quadrante norte em grande parte do estado e passando para sul nas áreas de divisa com o RS, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de moderada intensidade (até 55 km/h) na porção oeste.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA
A frente fria litorânea se afasta, mas ainda permanece o suporte do ar quente e úmido vindo da região Amazônica em conjunto com uma área de baixa pressão alongada no estado.

Isto favorece um dia com variação de nuvens, com alguns momentos onde o sol aparece, e com previsão de pancadas de chuvas pelo estado. Logo, há um risco moderado para desastres.

Dia com temperaturas mínimas amenas no estado: 14°C no Planalto Sul, 19°C a 25°C no litoral, Vale, 17°C a 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas devem ser altas em boa parte do estado, favorecendo a sensação de abafamento. Da Grande Florianópolis ao Litoral Norte variam de 28°C a 33°C, no Litoral Sul, porção oeste de 26°C a 30°C e até 26°C nos Planaltos. Ventos de norte/noroeste, com fraca a moderada intensidade no estado. Rajadas de ventos isoladas, de moderada intensidade (até 50 km/h).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – No sábado (30), áreas de instabilidade formadas pelo calor e umidade favorecem pancadas de chuvas isoladas entre a tarde/noite no estado, com chance de temporais bem isolados. No domingo (31) a aproximação de uma nova frente fria favorece pancadas de chuva com temporais a partir da tarde da porção oeste ao Litoral Sul e que se espalham durante a noite para as demais regiões.