#Pracegover Na foto, a imagem do céu parcialmente nublado
Foto: Banco de imagens Notisul

A passagem de uma fraca frente fria por Santa Catarina combinada com o calor e a disponibilidade de umidade favorecem pancadas de chuva isoladas (já a partir da madrugada na porção Oeste), que podem ser acompanhadas de temporais ainda mais isolados no estado.

A chuva deve ser mal distribuída, enquanto chove em uma cidade, na vizinha não passa de um aumento de nuvens. As temperaturas mínimas devem ser amenas no estado: 13°C no Planalto Sul, 17°C a 24°C no litoral, Vale, 15°C a 19°C nas demais regiões.

À tarde, as máximas devem ser mais altas entre o Vale e Litoral Norte (33°C a 38°C), Grande Florianópolis, Litoral Sul e Planaltos (27°C a 32°C). Já na porção oeste não passam dos 25°C. Ventos passando para o quadrante sul, com fraca a moderada intensidade, ao longo do dia no estado. Rajadas de ventos isoladas, até 50 km/h. Logo, há um baixo a localmente moderado risco para desastres.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA 

Uma alta pressão deixa o dia com sol e poucas nuvens. Mas, a combinação do calor com a umidade, à tarde, favorece pancadas de chuva bem isoladas, típicas de verão e muito mal distribuídas (chove em uma cidade e na vizinha não passa de aumento de nuvens).

As temperaturas mínimas devem ser amenas no estado: 11°C no Planalto Sul, 13°C a 17°C na porção oeste, Planalto Norte, 17°C a 24°C nas demais regiões. À tarde, as máximas devem ser mais altas entre o Vale, Litoral Norte (32°C a 36°C).

No Planalto Sul chegam aos 28°C e nas demais áreas variam de 29°C a 33°C. Ventos de quadrante sul passando para leste/norte no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade, no estado. Logo, há um baixo risco para desastres.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – Sábado (09) e domingo (10) com sol e poucas nuvens no estado. Mas, não se descarta a chance de pancadas de chuva bem isoladas e mal distribuídas no período da tarde por conta da combinação do calor com a umidade. As temperaturas máximas ficam altas no estado, acima dos 30°C.