Tempo: A presença de um cavado (região de baixa pressão), em combinação com o deslocamento lento de uma frente fria (frente quase estacionária), favorecem um dia de tempo fechado com chuvas ocasionais na maior parte do dia entre o Nordeste de SC, Grande Florianópolis e Centro do estado (região de Curitibanos/Lages). 

Já no Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e boa parte do Planalto Sul, alterna entre céu nublado a momentos de sol entre nuvens pela manhã com chuva isolada. No decorrer da tarde, as instabilidades se intensificam, provocando pancadas de chuva com trovoada em todas as regiões. 

No Sul do estado a condição de chuva é pequena (mais isolada). Risco de temporal isolado (chuva forte, granizo e ventania). Há condição de chuva moderada a forte em vários pontos do Oeste ao Centro, Nordeste e Grande Fpolis.

Temperatura: amena pela manhã e alta de tarde no Sul e Oeste. Mínimas entre 6/9°C (região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema). Máximas variando entre 27/30°C em pontos do Litoral Sul, alguma chance no Oeste do estado.

Vento: Variável de sudeste a nordeste com rajadas ocasionais em torno ou acima de 30/50 km/h com intervalos de fraco (acima dos 50/70 km/h da orla para o alto mar no Sul). Altura de ondas em torno de 1,0 m nas praias de mar grosso, picos de 3,5 m em alto mar (mais ao sul). 

Ruim para barcos pequenos e médios no alto mar, mais no sul. Nas demais áreas vento variável, mais de nordeste a noroeste com rajadas ocasionais em torno ou acima de 25/45 km/h. Condições favoráveis para atividades ao ar livre (lavouras, pomares, colheita e tratamento); ruim a regular, melhor no Sul e Oeste com algum risco.

 Litoral Sul: Criciúma, Tubarão, Urussanga, Araranguá.

Foto: Mirna Graciela/Notisul – Lagoa de Jaguaruna