Lideranças de todo o estado participaram da solenidade de transmissão de cargo da reitoria da Unisul.
Lideranças de todo o estado participaram da solenidade de transmissão de cargo da reitoria da Unisul.

Lily Farias
Tubarão

Formar cidadãos com valores humanos e profissionais está entre os desafios do professor Sebastião Salésio Herdt, que assumiu ontem à noite a reitoria da Unisul. Ele tem como vice-reitor o professor Mauri Luiz Heerdt. Também tomaram posse na diretoria da Fundação Unisul Ailton Nazareno Soares, como presidente, e Fabian Martins de Castro, vice. O evento ocorreu no Espaço Integrado de Artes da universidade e contou com a presença de muitos convidados.

Membro da academia desde 1980, o novo reitor sente-se preparado para assumir o cargo. “Estou seguro porque levo em consideração o ponto de vista do conhecimento dos fundamentos da universidade sobre tudo. Sinto-me muito à vontade em aceitar este desafio”, afirma.

Assim como a universidade tem como prioridade proporcionar o crescimento dos alunos, Salésio também irá levar isso em consideração. “Queremos formar muito mais que profissionais. Pessoas capacitadas para atuar no mercado de trabalho, mas que sempre prevaleça em seu currículo o valor humano, a assertividade”, salienta.

Para ele, o ponto fundamental na Unisul é que o ambiente de aprendizagem dos acadêmicos vai além da sala de aula, já que o ambiente principal na universidade é ela como um todo. “Aqui, circulam professores, cientistas, pesquisadores, artistas, pensadores, engenheiros. Existe uma universalidade de conhecimento”, enfatiza.

Para o reitor, nada é mais enriquecedor que este conhecimento. “Se cumprirmos integralmente nossa função, teremos pessoas com capacidade de empreender, ter um excelente nível cultural, uma exemplar postura ética compatível com a sociedade”, pontua.

Perfil do reitor

Natural de Rio Fortuna, Sebastião Salésio Herdt é professor da Unisul, formado em letras pela universidade, especialista em literatura brasileira pela Ufsc, em administração universitária pela Udesc, em educação pela Universidade de Salamanca/Espanha e em gestão e liderança universitária pela Organização Universitária Interamericana. Foi secretário adjunto estadual de educação; membro do Conselho de Administração da Fesc, mantenedora da Udesc; diretor regional de educação do estado; secretário executivo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais de Santa Catarina (Acafe); diretor executivo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul); membro do Conselho Curador da Fundação Hermon/Florianópolis. Na Unisul, ocupou o cargo de pró-reitor de administração, chefe de gabinete do reitor; de pró-reitor acadêmico da Unisul e vice-reitor da Unisul de 2001 a 2005, de 2005 a 2009 e de 2009 a 2013. Assume o cargo de reitor da Unisul para o período de 2013 a 2017.

Equipe da nova reitoria da Unisul

O reitor eleito da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, dá posse hoje ao grupo de colaboradores. Na nova configuração, ele determinou a extinção de algumas pró-reitorias, e definiu como três as áreas no mais alto escalão diretivo da universidade. O professor Mauri Heerdt, vice-reitor da futura gestão, será o pró-reitor de ensino, pesquisa, extensão e inovação. O professor Valter Alves Schmitz Neto será o pró-reitor da nova área de operações e serviços acadêmicos. Para a área de desenvolvimento institucional, foi escalado o professor Luciano Marcelino.

O assessor jurídico da reitoria será o professor Lester Marcantonio, atual coordenador do curso de direito da Unisul. A outra assessoria da reitoria será ocupada pelo professor Ildo Silva da Silva, atual diretor da Unisul TV e coordenador do curso de comunicação social. Ildo será assessor de promoção e inteligência competitiva. Para o cargo de secretária-geral dos colegiados, foi indicada a funcionária Mirian Maria de Medeiros, atual secretária da reitoria. A chefia de gabinete ficará a cargo do professor Willian Máximo, professor do curso de comunicação em Tubarão e atual ocupante do cargo.