#Pracegover Foto: na imagem há uma pessoa, areia, mar e o sol
#Pracegover Foto: na imagem há uma pessoa, areia, mar e o sol

A cantora Ludmila pediu para avisar que é hoje, é hoje, é hoje, às 12h59, desta terça-feira (21) que a estação mais linda do ano chegará, o verão! Dizem por aí, que será mais quente do que o habitual, com chuva padrão e mal distribuídas.

O verão, período considerado importante para as atividades econômicas como a agropecuária e a geração de energia, seguirá até às 12h33 do dia 20 de março de 2022, quando inicia o outono. No verão a Terra alcança a inclinação máxima em relação ao Sol sobre o Trópico de Capricórnio no hemisfério sul. No Brasil ocorre o dia mais longo e a noite mais curta, o que é mais visivelmente percebido quanto mais próximo se está do extremo sul do país.

Nesta terça, conforme a a Defesa Civil do Estado é possível que ocorram temporais em Santa Catarina. A combinação entre temperaturas elevadas e umidade do ar favorece a formação de chuva forte em todas as regiões. O alerta de temporais teve início às 12h desta terça e seguirá até as 23h59 desta quarta-feira (22).

Os especialistas afirmam que as temperaturas serão altas, mas com passagens frequentes de frentes frias por causa do fenômeno natural “La Niña”, que resfria as águas do Oceano Pacífico. A estação é importante para garantir um volume de água nos reservatórios para sustentar o período mais seco do ano, principalmente após o tempo de estiagem sofrido no país em 2021.

Devido ao calor, que é característica mais marcante dessa estação, ocorre maior evaporação a partir da superfície terrestre e, portanto, há maiores ocorrências de chuvas em forma de pancadas, que são as chuvas rápidas com grande volume de água e quase sempre acompanhadas de muito vento, raios e trovões.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul