Que tal substituir embalagens de plástico por folhas de bananeira?

Um supermercado Rimping Supermarketem, em Chiangmai, na Tailândia, deu um passo extremamente importante na promoção de um mundo mais sustentável ao substituir embalagens de plástico que protegem frutas e legumes por um material resistente, abundante e 100% orgânico: a folha de bananeira.

O procedimento consiste em envolver as verduras com as folhas e amarrar com uma fita feita de bambu para dar segurança.

Em regiões tropicais, as folhas de bananeira existem em abundância e podem até ser adquiridas gratuitamente, dependendo da quantidade.

Um tanto quanto inédito para os brasileiros contemporâneos, esta não exatamente uma novidade para a cultura asiática. A índia, por exemplo, usa em sua culinária folhas de bananeira para embrulhar porções de arroz há séculos. Antigamente, a técnica também foi muito utilizada pela cultura indígena no Brasil.

Segundo o site inglês Metro, além de biodegradáveis, as folhas são naturalmente à prova d’água, podem resistir à umidade e estão livres das toxinas e corantes geralmente encontradas nos plásticos.

Além disso, é interessante lembrar que a compostagem da folha também enriquece o solo com nutrientes.

A repercussão da ação, que era apenas um piloto no supermercado, foi super positiva nas redes sociais após uma empresa imobiliária em Chiang Mai, a Perfect Homes, postar algumas fotos em sua página no Facebook.

A rede de supermercado em questão também tem um projeto chamado “The Rimping Difference”, que incentiva o uso de ecobags, a não comercialização de canudinhos plásticos, e ainda estimula pequenos produtores.