Tatiana Dornelles
Tubarão

Os termômetros oscilavam ontem, ao meio-dia, entre os 37°C e 39°C em Tubarão. Em meio a tanto calor, as pessoas procuram formas de amenizar as altas temperaturas. Nestas horas, recorrer a um copo d’água bem gelado ou a um sorvete é uma boa e saborosa opção. Mas há também quem corra para as lojas de eletrodomésticos para adquirir um ventilador novo ou um ar condicionado. E, por isso, as vendas destes produtos aumentaram consideravelmente.

“Estes dois produtos (ventilador e ar condicionado) foram bastante procurados nas lojas. E ainda são. Mesmo nos dias de chuva, ocorridos recentemente, o tempo permaneceu quente e todos recorriam a maneiras para se refrescarem”, conta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, Walmor Jung Júnior.

Além disso, algumas vitrines já apontam as tendências para as estações outono/inverno. “Os lojistas, de uma forma geral, já adquiriram os produtos para o frio, mas alguns ainda estão com muitas mercadorias de verão. A vitrine tem que ser dividida em quatro, devido à oscilação de temperatura. Hoje, a tendência é de as pessoas se adequarem às vitrines com peças de várias estações. O inverno mesmo não temos há cerca de quatro anos e estamos perdendo um pouco a noção das estações”, reforça Walmor.

Frente fria chega à região,
mas temperatura se eleva amanhã

Depois do calor de ontem, em que os termômetros em algumas cidades ultrapassaram os 35°C, uma frente fria, aliada a ventos de até 70 quilômetros por hora, se ‘posiciona’ na região. Desde o fim da tarde de ontem, as temperaturas baixaram consideravelmente.

Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, um dos dias mais quentes deste mês foi a última segunda-feira, “entretanto, ainda não teve quebras de recordes”. “A frente fria chegou à região ontem, quando o tempo começou a mudar a partir da tarde. Depois da passagem da frente fria, hoje, as temperaturas devem aumentar amanhã. Mas não deve ser calor tão intenso”, explica.
Os temporais e rajadas de vento também não estão descartados e a máxima no litoral sul deve chegar a 30°C, enquanto a mínima será de 19°C.

Fim da estação mais quente
O verão, que teve início em 21 de dezembro, está com os dias contados e termina no próximo dia 19. O outono, por sua vez, começa às 8h44min do dia 20. É a estação de transição entre o verão e inverno, com características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos do sudeste e sul.