No boletim ‘Vacinômetro’ divulgado na noite desta terça-feira (22), pela Vigilância Epidemiológica de Capivari de Baixo, aponta que 38,3% dos moradores já foram imunizados ao menos com uma dose contra a Covid-19. A expectativa é que até o fim do ano, este quadro alcance próximo dos 80%, restando apenas crianças e adolescentes, último grupo-alvo para receber a medicação contra a doença, que já ceifou, até esta noite, 66 vidas de capivarienses.

O prefeito Dr. Vicente Costa emite pesar a todos os familiares e amigos dessas 66 pessoas e orienta para que todos se protejam da pandemia. “A única forma de vencermos o novo coronavírus é a vacinação. Peço que a população procure os pontos de aplicação, conforme calendário dos seus grupos previamente divulgado no site da prefeitura (www.capivaridebaixo.sc.gov.br) e nas redes sociais do poder Executivo”, orienta o gestor público.

A tendência é que haja a disponibilidade de mais doses ao município nas próximas semanas, possibilitando a redução da imunização por idade (hoje está em 50 anos). “Quero ressaltar o empenho e bom trabalho da secretária Andréa (Paes – da Saúde) e da equipe de epidemiologia, que atua diariamente em ritmo frenético desde o início do ano. Juntos, venceremos a pandemia”, resume o prefeito.

São 25,3 mil habitantes e 9.674 doses já aplicadas até aqui, sendo 7.720 pessoas protegidas com a primeira dose e 1.954 com as duas. Nesses números globais estão contabilizados 470 trabalhadores da saúde; 19 idosos institucionalizados; 3.517 idosos; dois deficientes institucionalizados; 353 descendentes de quilombolas da comunidade de Ilhotinha; 79 pessoas entre 18 e 59 anos com deficiência permanente grave; uma pessoa em situação de rua; 518 trabalhadores da educação; 66 das forças de segurança; 132 caminhoneiros; e 1.274 moradores com algum tipo de comorbidade. Também receberam a primeira dose nove gestantes e puérperas com comorbidades; seis trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; 730 pessoas entre 55 e 59 anos; 489 entre 50 e 54 anos; mais 55 capivarienses de outros grupos diversos.

Nesta semana, ocorre a imunização das gestantes, puérperas e lactantes sem comorbidades, na Estratégia Saúde da Família (ESF) Centro II, na rua João Ernesto Ramos, 110, ao lado da Rádio 102 (referência), das 8h às 11h30 e das 13h15 às 15h30.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul