Quem trabalha no comércio precisa estar sempre em busca de qualificação. Foto: Banco de Imagens/Notisul
Quem trabalha no comércio precisa estar sempre em busca de qualificação. Foto: Banco de Imagens/Notisul
Maria Julia Goulart
Tubarão
 
 
A realidade da economia local, assim como a de boa parte do estado, está relacionada à atividade de empresas que atuam com o comércio e serviços. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços representa a maior fatia na composição do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina, com 59,2%. A área também contribui de forma ativa com a absorção de profissionais no mercado de trabalho. 
 
O varejo é o maior empregador do estado, com mais de 340 mil empregos formais. Para aprimorar a qualificação na área de gestão, a faculdade Senac lança o curso de gestão comercial, uma oportunidade para quem deseja ter mais conhecimento.
 
“O curso possibilitará que o estudante conheça mais o público e as necessidades dos clientes e, assim, se aprimorar ainda mais no assunto”, explica a diretora do Senac em Tubarão, Marisa Martini.
 
Os empreendimentos ligados à área de comércio e serviços necessitam de um profissional responsável por ações que permitam o desenvolvimento da companhia. A otimização dos processos e a alavancagem dos resultados associados à queda de possíveis impactos negativos na sociedade e meio ambiente são uma das exigências do mercado. Marisa salienta que hoje as empresas estão mais exigentes. 
 
“É preciso que as pessoas estejam mais preocupadas em não parar de estudar e seguir sempre em busca de qualificação. Quem já fez algum curso, deve procurar uma forma de especializar-se. Já quem é egresso do ensino médio deve buscar uma qualificação, para assim ter uma vaga garantida no mercado”, destaca Marisa.
 
Saiba mais sobre o curso
 
O tecnólogo em gestão comercial possibilita ao aluno organizar vários tipos de negócios comerciais, desenvolver programas de relacionamento com o cliente por meio da análise do comportamento do consumidor, definir estratégias de vendas de produtos e serviços, articular negócios em representação comercial, implementar sistemas de informações gerenciais voltados ao varejo, realizar análise de viabilidade econômico-financeira e ter visão sistêmica e estratégica sobre gestão de marketing, logística e recursos humanos. O curso tem dois anos de duração e está com inscrições abertas pelo site www.sc.senac.br ou na unidade, na Cidade Azul, até o próximo dia 29.
 
O que oferece a Faculdade Senac 
 
A Faculdade Senac existe desde 2005 e possui diversas graduações, inclusive alguns cursos técnicos gratuitos, além de ofertar bolsas de estudo aos estudantes. Somente este ano, foram 3,5 mil alunos matriculados na instituição. Segundo a diretora da graduação, os cursos apresentam fortes resultados positivos. “Grande parte dos estudantes que já passaram por aqui ocupam boas colocações no mercado, muitos conseguem ainda empregos antes mesmo de concluir o curso”, afirma.