Mais importante do que controlar o peso corporal, é o controle da quantidade de massa gorda e massa livre de gordura (massa magra) que apresentamos no nosso corpo.

Essa relação também conhecida como composição corporal, está associada com a prevenção de várias doenças. A massa magra tem a função de sustentar nosso corpo, e em conjunto com nossos ossos, é responsável pelo movimento.

Já a gordura tem como função regular a temperatura, promover energia e produzir hormônios. Contudo, essa relação entre quantidade de massa gorda e massa magra precisa estar equilibrada. Homens deveriam apresentar entre 12 e 18% de gordura corporal e mulheres entre 16 e 25%. Valores menores ou maiores afetam diretamente nossa saúde.

Valores elevados de gordura corporal aumentam as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Somente uma avaliação física com profissional de Educação Física ou nutricionista é capaz de avaliar adequadamente os seus níveis de gordura corporal. Não existe segredo, para ficar longe das doenças e manter uma boa saúde, busque orientação profissional, tenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios diariamente.

 

Por Ana Cristina Mendes, Personal Trainer na Ready Personal
48 98429-6002
@readypersonal