A família do radialista tubaronense Jean Cardoso Júnior (25 anos) pede orações e torce pela sua recuperação. Jean está internado em estado grave na UTI do Hospital Santa Casa em Porto Alegre. Em 2004 ele fez um transplante pulmonar, sempre precisou de alguns cuidados, mas em fevereiro deste ano começou a ter complicações depois de pegar uma pneumonia.

Jean atua no esporte junto com o jornalista Eduardo Ventura, com quem tem uma amizade muito próxima. Os dois trabalhavam juntos cobrindo e narrando jogos desde 2013. No começo da noite desta terça-feira Eduardo fez uma publicação no Facebook à pedido da família do amigo.

“A situação do Júnior se agravou ainda mais!! Estão usando três antibióticos dos mais fortes existente para ver se conseguem matar a bactéria que é muito resistente e pra ajudar seu coração está muito fraco, teve que tomar remédios para ajudar a bater!! Situação muito difícil!! Orem por Ele e por nós também!!, escreveu Eduardo.

Aos 4 anos Jean descobriu que tinha uma doença rara chamada bronquiolite obliterante que acometeu seu pulmão. Até os 14 anos conseguiu tomar medicamentos para controlar a doença, mas seu quadro clínico se agravou, Jean ficou com 14% da capacidade pulmonar e de acordo com os médicos tinha pouco tempo de vida.

Então foi para Porto Alegre fazer um transplante pulmonar. Foi seu pai Jean Cardoso quem doou parte do pulmão. O radialista ficou na Capital Gaúcha durante 6 meses se recuperando do pós-operatório, em 2005 voltou para Tubarão, onde teve uma vida normal e tomando medicamentos para controle de uma bactéria contraída após o transplante.

Mas em fevereiro deste ano tudo mudou. Jean pegou pneumonia e ficou internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição por alguns dias. Mas ficou bastante debilitado e precisou voltar para a Santa Casa, em Porto Alegre, onde ficou dois meses e voltou para Tubarão.

Durante 20 dias fez fisioterapia e seguia se recuperando com um respirador artificial. Até que teve uma parada cardíaca e voltou para HNSC, onde ficou em tratamento durante 4 meses. Os médicos disseram que ele precisaria fazer um novo transplante então foi transferido novamente para Porto Alegre onde está até hoje.

De acordo com Eduardo, o amigo não conseguiu fazer o transplante porque estava muito fraco e a situação da pandemia não permite cirurgias eletivas. Então a família aguarda os médicos liberarem a cirurgia.

Os pais de Jean moram temporariamente próximo à Santa Casa em Porto Alegre, nesta semana Jean estava em casa. Ele passou mal e teve que ser levado às pressas para o hospital.

“Estamos com coração em milhões de pedaços!! Vamos implorar pra Deus um milagre na vida do Júnior!!”, disse Eduardo.

 

Sonho de ser jornalista

Jean estudou Jornalismo na Unisul, em Tubarão, chegou a entregar o TCC mas não conseguiu terminar o curso por uma série de fatores desencadeados pelo seu problema de saúde.

“Tivemos a informação de que ele pode receber seu diploma depois de tanto batalhar pelo seu sonho. Vamos esperar o que a universidade vai decidir”, contou Eduardo.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul