Foi cremado nesta segunda-feira (6) em São José, na Grande Florianópolis, o corpo do labrador Barney, do Corpo de Bombeiros Militar de SC. A cerimônia foi aberta ao público no crematório de animais no bairro Praia Comprida, segundo informações do G1 SC.

O animal foi encontrado neste domingo (6) em um rio de Sangão, no Sul do estado, após quase dois dias de buscas. Ele tinha 2 anos, atuava em resgate de pessoas nas mais variadas situações.

Barney estava lotado no batalhão em Lages, na serra catarinense, mas praticava salvamentos em vários pontos em SC. O acidente ocorreu na quinta-feira (2) durante buscas por uma pessoa desaparecida no interior de Içara, no Rio Urussanga. O animal submergiu e não retornou à superfície. Ele teria mergulhado para apontar o local onde estaria a vítima desaparecida, mas não retornou.

Na tragédia de Brumadinho, em fevereiro último, Barney atuou com o soldado Luciano Rangel, com quem formava binômio. Em nota, o 5º BBM informou sobre a despedida e as últimas homenagens ao cão, e disse que está prestando todo apoio psicológico aos envolvidos.