Psicólogo recomenda trocar de parceiro a cada 5 anos para ser feliz

O sonho de muitas pessoas é encontrar um parceiro romântico com quem compartilhar suas vidas. Vivemos alguns relacionamentos até encontrarmos a “pessoa ideal” e então fazemos planos para uma vida toda ao seu lado.

Infelizmente, nem todos os relacionamentos dão certo, e quando acontecem os términos, podemos nos sentir mal e acreditar que não somos bons o suficiente, ou que nascemos para estar sozinhos mesmo. Esse padrão de pensamento faz muitas pessoas perderem as esperanças no amor, mas aparentemente quando temos mais parceiros somos mais felizes.

Em seu livro “Las gafas de la felicidad”, o psicólogo espanhol Rafael Santandreu, diz que acredita que os seres humanos não foram projetados para a monogamia, e que essa norma de estar apenas com uma pessoa a vida toda é o que ocasiona a grande maioria dos nossos problemas de relacionamento.

Em uma entrevista, ele disse: “Vivemos o amor sentimental como algo antinatural e o entendemos de maneira aberrante, e é por isso que funciona tão mal”.

Santandreu acredita que devemos trocar de parceiro a cada 5 anos para nos libertar das normas de relacionamento que nos foram impostas e aceitar nosso próprio poder de viver a vida como desejamos.

Ele diz que a monogamia sempre deu certo porque o homem é visto como o possuidor da mulher, e que a vida em casal que conhecemos é  “a vida de um mestre e um escravo”.

Ele aconselha as mulheres a buscarem sua própria liberdade nos relacionamentos:

“Somos muito reprimidos, principalmente a mulher. Nós pretendemos viver com uma tremenda limitação (quando se trata de intimidades). Com este novo modelo longe da monogamia, resolveríamos todos os problemas de ciúme ou dependência. A principal causa de suicídio no mundo é a falta de amor. A falta de amor! Não é perder o emprego ou uma doença grave” …

Certamente essa necessidade de trocar de parceiro a cada 5 anos também não tem nada de libertador, mas a proposta tem um ponto interessante nos fazer questionar sobre esse apego que temos com a necessidade de ser feliz com apenas uma pessoa.

Há pessoas que concordam e outras que discordam do pensamento de Santandreu, mas o que temos que manter em mente é que não há tempo certo para deixar um relacionamento. Se faz você feliz, ótimo, mas se não estiver feliz, deixe o apego de lado e liberte-se para que algo melhor possa entrar no seu caminho.

Não se prenda a nenhum relacionamento tentando consertar algo que claramente está perdido. Nem todas as coisas duram para sempre, então esforce-se para manter em sua vida apenas aqueles que valem a pena.