Wagner da Silva
Braço do Norte

Alunos de 26 turmas de 1ª e 2ª séries da rede municipal de ensino terão, nos dias 4 e 5 do próximo mês, os conhecimentos testados. Eles participam de mais uma Prova Norte.
Criada e organizada pela secretaria de educação, cultura e desporto de Braço do Norte, a prova faz parte do plano de desenvolvimento da educação, medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e objetiva avaliar o conhecimento dos alunos e testar a metodologia dos profissionais de ensino municipal. A avaliação será apresentada a 552 alunos e reúne conteúdos de matemática e língua portuguesa.

Funcionários da rede municipal recebem orientação para trabalhar como fiscais durante os dois dias de provas. “Esta prova servirá para avaliarmos as condições do ensino e preparar os alunos para prova do Ideb, que mede os indicadores de ensino no país”, explica a secretária de educação da prefeitura, Vanusa Sebold.
Além disso, é uma forma de conhecer as dificuldades enfrentadas no ensino e valorizar os profissionais que participam das capacitações. “A prova reflete o conteúdo das capacitações, bem como a sua valorização”, complementa.
As escolas de Braço do Norte possuem média 8,0, com melhor índice na Pedro Marcolino Gesser, com média 9,51, enquanto a média nacional em 2007 é 4,2.