Amanda Menger
Tubarão

A 22 dias do início da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV, a justiça eleitoral definiu os últimos detalhes relativos aos horários de cada partido e a forma como os programas serão veiculados. Semana passada, os partidos haviam decidido realizar os programas dos candidatos a vereador por blocos (sem intercalar coligações de candidatos à majoritária diferentes), mas voltaram atrás ontem, no encontro que homologou o plano de mídia.

A coligação Segue em Frente, Tubarão, formada por PSDB, PP, PDT, PTB, PHS, PPS, PR, PV e PRB, terá o maior tempo de propaganda para os candidatos à majoritária, Manoel Bertoncini e Felippe Luiz Collaço: 12min02s. Mas o maior tempo para a propaganda proporcional será da coligação Viva Mais Tubarão, formada pelo PMDB e DEM, com 7min51s (confira na tabela ao lado os tempos de cada coligação).

O cartório da 99ª zona eleitoral de Tubarão ficou responsável pela parte de propaganda deste pleito. Os tempos são definidos de acordo com a proporção que cada partido ocupa na câmara dos deputados. “O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem um programa que calcula automaticamente os tempos. Nós inserimos os nomes dos partidos que compõem a coligação e o programa faz o cálculo. Este tempo é válido para os programas de rádio e TV que neste ano será a novidade das eleições em Tubarão”, explica a chefe do cartório eleitoral da 99ª zona eleitoral de Tubarão, Maria Silvana Neves.